Connect with us

Cuiabá

Atrações indígenas e posse do presidente da COMTUR marcaram início da Semana do Turismo em Cuiabá

Publicado

em

Atrações que destacam a cultura indígena e afro, além da posse do presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, marcaram o início da semana alusiva ao Dia Mundial do Turismo na Secretaria Municipal de Turismo em Cuiabá.

Iniciando os trabalhos na noite desta terça-feira, 26, o Museu do Morro da Caixa d’água Velha deu lugar à peça de teatro ‘Protetor da Floresta’, com o grupo Mameluco, que representou o romance entre uma indígena e um explorador da floresta.

“Ficou claro para nós que eles nos mostraram como o homem branco, que age de certa forma como explorador da floresta, pode viver em harmonia com os povos indígenas”, contou Lorayne Rosa, uma turista de 22 anos que prestigiou o evento.

Uma demonstração de ritual aborígene, uma apresentação do grupo Capoeira Vip e as obras de artistas renomados que retratam a cultura indígena e afro através da exposição “As Brasileiras Etnias II” também conquistaram a atenção dos presentes. O cerimonial foi conduzido pelo jornalista e apresentador Elias Neto.

Para o secretário de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, a valorização dos eventos que deram origem à história da Capital faz parte das iniciativas da pasta para promover o turismo local.

“Revisitar e até mesmo conhecer as origens do nosso povo também é uma forma de promover o turismo em nossa capital. Por isso, escolhemos iniciar a semana de celebração ao Dia Mundial do Turismo com essas atrações tão representativas, que encantaram a todos”, explicou.

Nesta quarta-feira, 27, data oficial da celebração mundial do Turismo, as ações foram concentradas no fortalecimento do setor com a posse da nova presidência do COMTUR.

“Neste evento, tomei posse como presidente do COMTUR e discutimos pautas que estão alinhadas com os objetivos da pasta, que incluem, entre os principais, trazer o turismo para o Rio Cuiabá – tornando a cidade de frente para ele e não mais de costas, como acontece atualmente. O Conselho desempenha um papel fundamental nessa virada de chave que estamos promovendo na gestão Emanuel Pinheiro”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora