O atleta sorrisense Renan Pinheiro, de 19 anos, foi convocado para defender a seleção brasileira adulta de handebol no Campeonato Mundial da modalidade. A competição será realizada entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro, em três sedes: Dinamarca, Noruega e Croácia.

Renan é o atleta mais jovem da equipe brasileira na competição. Natural de Sorriso, ele é filho do professor de educação física Agnaldo da Silva, que atua na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva. A trajetória de Renan no esporte começou cedo, aos 7 anos, nas escolinhas de handebol da Prefeitura, sob a orientação da professora Telma Lemos. Durante seu desenvolvimento esportivo, também foi treinado pelos professores Jordane, Luciano e Cristiano Fripp.

Representando Sorriso em competições até dezembro de 2022, Renan se transferiu em 2023 para a equipe do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, onde se profissionalizou. Seu desempenho chamou a atenção e garantiu a convocação para a seleção brasileira principal, onde permanece desde então.

O Brasil integra o Grupo E do Mundial e terá um grande desafio logo na estreia, enfrentando a anfitriã Noruega, uma das principais forças do handebol mundial. A partida acontecerá nesta quarta-feira (15), às 16h30 (horário de Brasília). Na sequência, a seleção brasileira encara os Estados Unidos e Portugal, encerrando a fase de grupos.

“A Prefeitura de Sorriso se orgulha da trajetória de Renan, que leva o nome da cidade para o cenário esportivo internacional. Seu sucesso inspira jovens atletas a acreditarem no esporte como caminho de crescimento e superação”, declara o secretário municipal de Esporte e Lazer, Odimar Bianchin.