O Athletico não conseguiu superar o Bolívar e a altitude de La Paz, e está em desvantagem nas oitavas de final da Libertadores. Nesta terça-feira (1º), o Furacão saiu na frente, mas sofreu a virada do time da casa, que chegou ao placar de 3 a 1.O gol rubro-negro saiu logo no começo, em grande jogada de Vitor Roque e finalização perfeita de Erick. Mas o Bolívar chegou à virada ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o Athletico foi prejudicado com um pênalti claro não marcado e acabou sofrendo o terceiro gol dos bolivianos.
A decisão da vaga nas quartas será na Ligga Arena. O Caldeirão vai ferver na próxima terça-feira (8), às 21h, para empurrar o Furacão rumo à virada. O time athleticano precisa vencer por dois gols de vantagem para levar a disputa para os pênaltis, ou por três para resolver a parada no tempo normal.
O Jogo
Como era esperado, o Bolívar partiu para a pressão desde o início. Mas foi o Athletico quem conseguiu marcar logo no começo do jogo. Aos 8′, Fernandinho acionou Vitor Roque, que disparou, passou por dois zagueiros e colocou na área. Erick dominou, girou e mandou para a rede!
O Furacão teve a oportunidade de fazer o segundo, em um toque de Canobbio para Vitor Roque, que por pouco não conseguiu finalizar. Só que logo na sequência, aos 12′, veio o empate do adversário. Ronnie Fernández ganhou de Kaique Rocha e tocou na saída de Bento.
Bento fez grande uma grande defesa em cabeçada de Ronnie Fernández. Mas aos 26′, não teve como evitar o segundo do Bolívar. Ronnie Fernández tocou para Bejarano, que chutou cruzado.
O Rubro-Negro voltou do intervalo com o zagueiro Cacá no lugar de Thiago Andrade. E com uma linha de três zagueiros, ganhou mais solidez defensiva.
E poderia ter chegado ao empate aos 16′. Em cobrança de escanteio, o zagueiro do Bolívar disputou com Zé Ivaldo e, com o braço esticado, claramente colocou a mão na bola dentro da área. Inexplicavelmente, o árbitro nada marcou e o VAR não chamou para revisão.
Aos 30′, o time da casa marcou mais um. Sagredo cruzou e Ronnie Fernández cabeceou no ângulo.
O Furacão teve a oportunidade de diminuir, em um chute de Canobbio, que o goleiro defendeu e Pablo pegou o rebote, mas chutou em cima do arqueiro do Bolívar.
Ficha técnica: Bolívar 3×1 Athletico Paranaense CONMEBOL Libertadores 2023: Oitavas de final – Jogo de ida Data: 01/08/2023 (terça-feira) Horário: 21h Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Guilherme Guerrero (Equador) Assistentes: Byron Romero (Equador) e Christian Lescano (Equador) Quarto árbitro: Juan Andrade (Equador) Árbitro de vídeo: Carlos Orbe (Equador)
Bolívar: Lampe; Bentaberry; Ferreyra, José Sagredo e Bejarano (Villarroel, aos 20′ do 2º tempo); Villamil, Justiniano, Rodríguez (Uzeda, aos 20′ do 2º tempo) e Sávio; Da Costa (Algarañaz, aos 36′ do 2º tempo) e Ronnie Fernández Técnico: Beñat San José Gols: Ronnie Fernández, aos 12′, e Bejarano, aos 26′ do primeiro tempo; Ronnie Fernández, aos 30′ do segundo tempo Cartão amarelo: Villamil
Athletico Paranaense: Bento; Khellven (Madson, aos 41′ do 2º tempo), Zé Ivaldo, Kaíque Rocha e Esquivel; Erick, Fernandinho (Hugo Moura, aos 28′ do 2º tempo) e Vidal (Vitor Bueno, aos 28′ do 2º tempo); Thiago Andrade (Cacá, no intervalo), Vitor Roque (Pablo, aos 14′ do 2º tempo) e Canobbio Técnico: Wesley Carvalho Gol: Erick, aos 8′ do primeiro tempo