Connect with us

MUNDO

Atentados de 11 de setembro: cinco réus ainda aguardam julgamento

Publicado

em

Ataques às torres gêmeas do edifício World Tarde Center
Reprodução

Ataques às torres gêmeas do edifício World Tarde Center

Após 22 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos , cinco réus ainda aguardam julgamento por suposto envolvimento no atentado. Eles estão presos em Guantánamo. Em 2007, todos eles confessaram o crime após anos sob tortura.

Devido às torturas, a defesa diz que as declarações não servem como provas. A acusação receia que elas sejam descartadas e os réus deixem de ser condenados à morte.

O caso pode ser resolvido se houver um acordo entre as partes, o que levaria os envolvidos a assumirem a culpa em troca de prisão perpétua, ao invés da pena de morte. A solução vem sido discutida nos últimos meses entre a Procuradoria e familiares das vítimas e sobreviventes.

Entretanto, alguns ainda exigem um julgamento que elucide melhor o que ocorreu em 11 de setembro , especialmente o papel do governo saudita.

Segundo o New York Times, na última semana, o presidente Joe Biden recusou um acordo com a defesa dos acusados. Eles enviaram ao mandatário norte-americano uma lista de condições que envolviam tratamento para distúrbios do sono, lesões cerebrais e problemas gastrointestinais, que os réus afirmam ser consequência dos anos em que foram torturados.

Um dos acusados ainda foi diagnosticado com estresse pós-traumático, que o impede de comparecer ao julgamento.

Depois de Osama Bin Laden, capturado no Paquistão e morto em maio de 2011 pelas forças norte-americanas, o principal nome é o de Khalid Shaikh Mohammed, de 58 anos, conhecido como KSM. Ele é acusado de ser o responsável por elaborar o ataque e ter supervisionado toda a operação.

Os demais réus são Walid bin Attash, de 45 anos, Mustafa al Hawsawi, de 55, Ramzi bin al-Shibh, 51, diagnosticado com estresse pós-traumático e Ammar al-Baluchi, de 46 anos.

O grupo é acusado de terrorismo, conspiração e assassinato de civis, entre outros crimes. O atentado aconteceu na manhã de 11 de setembro de 2001, quando 19 terroristas sequestraram aviões comerciais e os lançaram contra o World Trade Center, causando a morte de 2.976 pessoas.


Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora