Connect with us

MUNDO

Ataque massivo russo atinge várias regiões da Ucrânia e deixa mortos

Publicado

em

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Kremlin – 30.10.2023

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Um ataque massivo da Rússia contra várias cidades da Ucrânia deixou mortos e feridos nesta sexta-feira (29), informaram as autoridades locais.

Diversas explosões foram ouvidas na capital Kiev, e em outras regiões, como Kharkiv (nordeste), Lviv (oeste) e Odessa (sul).

Entre os alvos estão escolas, residências, maternidades, entre outros locais. Até o momento, há ao menos 10 mortos e 60 feridos contabilizados nas áreas.

“Um total de aproximadamente 110 mísseis foram disparados contra a Ucrânia, causando mortes e feridos no ataque massivo russo desta noite”, escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Segundo ele, suas tropas vão responder os “ataques terroristas” e continuarão “a lutar pela segurança de todo o nosso país, de cada cidade e de cada cidadão”. “O terror russo deve e irá perder”.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, relatou que diversas explosões também foram ouvidas na capital ucraniana enquanto as forças russas atacaram várias cidades em todo o país. A ofensiva provocou a ativação de um alerta aéreo nacional.

De acordo com informações iniciais das autoridades ucranianas, duas pessoas morreram em Kharkiv e Lviv e muitas outras ficaram feridas, além disso há danos e destruição, edifícios em chamas em diferentes regiões e numerosas explosões.

“Nunca vimos tantos mísseis simultaneamente em nossos monitores, mísseis balísticos, S-300, mísseis de cruzeiro, UAVs, X-22 ou -32. Aproximadamente 18 bombardeios estratégicos”, disse o porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yuriy Ihnat.

O conselheiro presidencial ucraniano Andry Yermak informou no Telegram que “os foguetes estão sobrevoando nossas cidades novamente e os civis estão sendo alvos”. “A Ucrânia precisa de apoio. Seremos ainda mais fortes, estamos fazendo tudo para fortalecer nosso escudo aéreo. Mas o mundo deve entender que precisamos de mais apoio e força para acabar com esse terror”, apelou.

Em Odessa, as forças ucranianas abateram um drone kamikaze russo sobre um bairro residencial, e os destroços da aeronave danificaram um prédio, causando um incêndio.

As equipes de resgate ainda estão trabalhando e as informações sobre quaisquer feridos ou vítimas “estão sendo verificadas”, alertou o chefe da Administração Militar Regional, Oleg Kiper, citado pela Rbc-Ucrânia.

Por outro lado, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas defesas aéreas abateram um drone ucraniano sobre a região de Kursk, no oeste do país, durante a noite.

“Outra tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque terrorista contra alvos russos utilizando uma aeronave de asa fixa foi frustrada durante a noite. As defesas aéreas destruíram um drone ucraniano sobre a região de Kursk”, diz a nota.

União Europeia

Em meio ao conflito, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, voltou a demonstrar apoio ao território liderado por Zelensky.

“Estamos ao lado da Ucrânia desde o primeiro dia da guerra de agressão da Rússia e continuaremos a apoiá-la enquanto for necessário”, escreveu ela no X (antigo Twitter), ao publicar um vídeo com os principais números da assistência prestada a Kiev até agora.

Segundo ela, a UE garantiu “quase 85 bilhões de euros em apoio financeiro, humanitário e militar” a Kiev. “Agora estamos a abrir a porta ao nosso amigo e vizinho”, acrescenta von der Leyen, em referência à recente aprovação dos líderes europeus para a abertura das negociações de adesão de Kiev ao bloco.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora