Um ataque a tiros na Morgan State University, em Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos, deixou ao menos cinco pessoas feridas na noite dessa terça-feira (3). Até a manhã desta quarta (4), ninguém havia sido detido pelo tiroteio.
Entre as vítimas estão quatro homens e uma mulher, com idades de 18 a 22 anos. De acordo com a polícia de Baltimore, elas foram socorridas e não correm risco de morte.
“Para aqueles que decidiram vir para esta joia de campus e infligir essa dor e trauma em sua comunidade, nós vamos encontrar vocês. Não vamos parar”, afirmou o prefeito de Baltimore, Brandon Scott, em coletiva.
Os primeiros tiros teriam sido ouvidos por volta das 21h25 do horário local (22h25 em Brasília), conforme os agentes que faziam a patrulha do local. Depois disso, uma ordem de abrigo foi emitida.
Pouco antes da meia-noite, ainda ontem, as autoridades alertaram não haver mais um ” tiroteio ativo” e, embora a ordem de abrigo tenha sido suspensa, as aulas desta quarta foram canceladas na universidade.
BPD Officials are now confirming that this incident is no longer considered an Active Shooter Situation. Everyone is still asked to shelter in place. A media briefing will occur soon. https://t.co/C5gNIbpoLR
“Devido ao tiroteio da noite passada ocorrido no campus e por muita cautela, a administração da Universidade decidiu cancelar todas as aulas hoje, quarta-feira, 4 de outubro de 2023″, escreveu a instituição em comunicado nas redes sociais nesta manhã.
In light of last evening’s shooting that occurred on campus and in the abundance of caution, University Administration has decided to cancel all classes today, Wednesday, October 4, 2023. (1/2) pic.twitter.com/2Xb91z4r5w
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.