Connect with us

MUNDO

Astronautas alcançam o ponto mais longe da Terra dos últimos 50 anos

Publicado

em

Vista da plataforma de caminhada espacial Crew Dragon, divulgada terça-feira (10)
Reprodução/SpaceX

Vista da plataforma de caminhada espacial Crew Dragon, divulgada terça-feira (10)


Os quatro astronautas a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX , que estão em uma missão espacial inédita feita por civis , chegaram nesta quarta-feira (11) mais longe da Terra do que qualquer outro ser humano em mais de meio século. As duas mulheres na missão, Sarah Gillis e Anna Menon , agora foram mais longe do planeta do que qualquer outra mulher na história.

A missão “ Polaris Dawn ” decolou antes do amanhecer na terça-feira (10). O voo havia sido adiado por quase duas semanas devido ao clima instável em torno da Flórida , Estados Unidos .

A cápsula da SpaceX está voando em uma trajetória elíptica ao redor da Terra em uma distância máxima de cerca de 1.215 km acima da superfície do planeta. As órbitas da missão foram cuidadosamente planejadas e calculadas para que a tripulação não absorvesse tanta radiação e também para minimizar as chances de serem atingidos por pequenos pedaços de rocha cruzando o espaço.

Distância atingida pela última vez em 1972

Os quatro astronautas chegaram em apenas uma pequena fração dos quase 402 mil km que os astronautas da Nasa percorreram para chegar à Lua. Desde a última missão em 1972 as missões espaciais não foram além de algumas centenas de milhas de altura.

A missão Polaris Dawn, liderada por Jared Isaacman, fundador da empresa de serviços de pagamento Shift4, é uma colaboração com a SpaceX, a empresa de foguetes fundada por Elon Musk. É a primeira de três missões projetadas para impulsionar avanços tecnológicos necessários para a ambição de Musk de enviar pessoas a Marte no futuro.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias !

Além de Isaacman, a tripulação é composta por Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA e piloto que é amigo de longa data de Isaacman, e pelas funcionárias da SpaceX, Anna Menon, engenheira líder de operações espaciais, e Sarah Gillis, engenheira que supervisiona o treinamento de astronautas.

Caminhada espacial

De acordo com a programação da missão, na quinta-feira, após alcançar uma órbita elevada, a nave vai realizar um disparo de propulsores para diminuir a velocidade da espaçonave. A tripulação deve realizar uma caminhada espacial.


A uma altitude programada de 700 km, toda a tripulação vai vestir os novos trajes espaciais projetados pela SpaceX e a nave será despressurizada. A escotilha será então aberta e o interior da nave espacial se tornará parte do vácuo do espaço sideral.

Segundo o planejamento, Isaacman e Gillis, vão sair da cápsula pela escotilha superior e realizar uma caminhada espacial presos a cabos. Poteet e Menon permanecerão na cápsula para gerenciar os cordões umbilicais e monitorar as leituras para garantir que tudo esteja ocorrendo corretamente.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora