Cento e trinta e sete atendimentos foram registrados no último Mutirão Pop Rua, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, na unidade do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop), no dia 31 de julho. Nos últimos 60 dias foram realizados três mutirões destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade: o primeiro no dia 28 de junho, na Unidade de Acolhimento para Adultos da Guia, com 83 pessoas atendidas, e o segundo no dia 11 de julho, na Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso, com mais de 101 atendimentos, totalizando 321 atendimentos.
A mais recente ação teve como público-alvo os usuários que estão abrigados na Unidade de Acolhimento para Adultos do Porto e aqueles que estão sem acolhimento no momento, mas são atendidos pelos serviços ofertados pelo Centro Pop. Foram ofertados serviços como entrega de documentos realizados pelo Centro Pop, Consultório na Rua, Serviço de Assistência Especializada (SAE), Cadastro Único, Cartório, Defensoria Pública, cortes de cabelo com profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bem como orientações em geral.
A Defensoria Pública, sempre presente nas ações voltadas à população em situação de rua, atendeu 27 usuários. Conforme levantamento, a equipe do Cadastro Único realizou dezenove (19) atendimentos, sendo cinco (05) consultas, oito (08) atualizações cadastrais, três (03) espelhos de cadastro e três (03) cadastros novos. Já os serviços de saúde realizaram 41 atendimentos, sendo vinte e dois (22) atendimentos do Consultório na Rua e dezenove (19) do SAE.
O Consultório na Rua realizou orientação através do assistente social, consulta de enfermagem, atendimento médico e encaminhamento para a rede de saúde. O SAE realizou testagem de HIV, sífilis e hepatites, entrega de preservativos feminino e masculino e agendamentos de exames clínicos. Quanto aos serviços realizados pelo Senac de corte de cabelo e barba, foram atendidos 38 usuários.
O atendimento prestado pela Defensoria Pública e pelo Cartório foi bem procurado, totalizando 30 atendimentos, 27 e 3, respectivamente. A equipe do Centro Pop também realizou nove (09) atendimentos de entrega e solicitação de documentos, além de outros serviços ofertados no dia a dia da unidade.
“Esses mutirões descentralizados são fundamentais para garantir que a população em situação de rua tenha acesso aos serviços necessários para melhorar suas condições de vida e reintegrar-se à sociedade”, disse a coordenadora de Proteção Social Especial, Célia Andrade Aguiar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT