A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi estabelecida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com Dilmar Dal Bosco (União Brasil), líder do Governo, como coordenador geral. Outros membros incluem Carlos Avallone (PSDB), Diego Guimarães (Republicanos), Gilberto Cattani (PL) e Valmir Moretto (Republicanos).
De acordo com o pedido, a FPA tem como objetivo trabalhar em conjunto com representantes da sociedade civil organizada e órgãos públicos relacionados para promover o debate, diálogo e aprimoramento da legislação e políticas públicas para o desenvolvimento das entidades federadas. Além disso, a frente irá legislar em defesa de um segmento específico e organizado da sociedade.
“A criação da Frente Parlamentar da Agropecuária tem como objetivo articular, dialogar, discutir, propor sugestões, realizar amplo debate e estabelecer parcerias e conectividade do legislativo com as entidades do agronegócio, bem como com os órgãos do Poder Executivo”, disse Dilmar.
Segundo o coordenador geral, a criação da FPA pretende harmonizar as propostas e ações dos deputados estaduais da ALMT em defesa do segmento agropecuário e fortalecer o relacionamento das entidades representativas do setor com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Dilmar também destacou a importância do apoio das instituições legalmente constituídas e interessadas no debate sobre o tema da agropecuária perante todos os poderes, inclusive em questões orçamentárias, para contribuir com o desenvolvimento sustentável da agropecuária em Mato Grosso.
“A Frente Parlamentar irá debater assuntos direcionados às políticas agrícolas, como pesquisa agropecuária e extensão rural, crédito rural e cooperativismo, bem como da política ambiental, florestal agropecuária empresarial e diversos outros temas que serão explorados visando o aprimoramento e avanço do setor em nosso estado”, garantiu Dilmar.
Fonte: Política MT