Connect with us

ESPORTE

Ary Borges: É muito emocionante pensar em como cheguei aqui

Publicado

em

Se setores do futebol mundial ainda não estavam familiarizados com Ary Borges, agora estão . Fazendo sua estreia na Copa do Mundo Feminina da FIFA™, a meio-campista de 23 anos foi a vencedora do Brasil, marcando três gols e marcando um na vitória por 4 a 0 sobre o Panamá.

“Eu mal podia esperar por isso, e é um sonho estar aqui jogando a Copa do Mundo”, disse Ary. “Realmente é um dos melhores dias da minha vida. Estou muito feliz com meus três gols e, acima de tudo, com o início que fizemos.”

Em um dia inesquecível, ela se tornou a primeira jogadora do Brasil – homem ou mulher – a marcar um hat-trick em sua estreia na Copa do Mundo. Nesse processo, e durante 90 minutos, ela transformou Adelaide em um pedacinho de São Luís, cidade do nordeste brasileiro onde nasceu e cresceu e em cujas praias recebeu uma educação sobre a vida e o futebol.

Borges não teve uma educação fácil. Aos 10 anos, seus pais a deixaram com a avó, quando se mudaram para São Paulo – a cidade economicamente mais produtiva do país – para melhorar a situação financeira da família.

Quando ela finalmente se juntou aos pais na cidade grande, o futebol ajudou a aproximá-los novamente. Alimentado pelo sonho de vê-la se tornar uma jogadora, o pai de Borges, Dino, percorreu São Paulo em busca de um clube onde ela pudesse realizar seu talento para o jogo.

Ele encontrou um no Centro Olímpico, que tem fama de desenvolver jovens jogadores e onde ela teve sua primeira experiência no futebol competitivo organizado. Seguiram-se passagens pelo Sport Recife, São Paulo e Palmeiras antes de uma mudança em dezembro passado para os EUA e Racing Louisville na National Women’s Soccer League (NWSL). Então veio um lugar na história da Copa do Mundo no Hindmarsh Stadium, a última parada em uma carreira cheia de idas e vindas.

“É muito emocionante para mim olhar para trás e ver tudo o que fiz para chegar até aqui”, disse um choroso Borges em campo depois. “Tem sido um dia de sentimentos mistos. “Houve sorrisos, houve lágrimas e pensei em minha família e de onde vim. É um sonho para mim estar aqui”.

Uma bênção de ‘A Rainha’

Ary nunca demorou a dizer que Marta é seu maior modelo no jogo. Ela realizou o sonho de jogar ao lado de seu herói há alguns anos, mas nem ela poderia imaginar que faria tal feito com o maior jogador do Brasil de fora.

Depois de tirar uma ou duas folhinhas do livro de Marta, a meio-campista abriu espaço para seu ídolo a 15 minutos do final. Os dois compartilharam um abraço caloroso enquanto trocavam de lugar, uma indicação de quanto ‘A Rainha’ aprovou o que ela tinha visto.

“Marcar três gols na estreia não é fácil, mas ela estava em um plano diferente”, disse Marta. “Ela fez um hat-trick e deu uma assistência, então foram quase quatro. Ela ficou muito feliz e eu me senti honrado em acompanhá-la. Eu estava bem relaxado mesmo.”

Fonte: Esportes

Continue Lendo

ESPORTE

Botafogo domina, mas empate sem gols marca confronto com São Paulo na Libertadores

Publicado

em

Por

O Botafogo dominou amplamente o São Paulo no empate em 0 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela ida das quartas de final da Libertadores. Apesar do controle absoluto do jogo e das inúmeras oportunidades criadas, a equipe carioca não conseguiu converter o domínio em gols, permitindo que o Tricolor saísse de campo sem ser vazado.

Massacre do Botafogo no 1º tempo

Desde o apito inicial, o Botafogo mostrou sua superioridade. Embalado pela grande festa de sua torcida, o time comandado pelo técnico Arthur Jorge pressionou o São Paulo e criou diversas chances claras de gol, sem correr riscos defensivos ao longo dos 45 minutos iniciais.

A primeira grande oportunidade surgiu aos 12 minutos, quando Luiz Henrique fez uma bela jogada pela esquerda e tocou de calcanhar para Vitinho, que cruzou rasteiro para Almada. Livre dentro da área, Almada bateu de primeira, mas a bola passou à direita do gol de Rafael.

Aos 27 minutos, Savarino cobrou escanteio na medida, e Bastos cabeceou com liberdade, mas a bola passou por cima do travessão. O Botafogo continuou pressionando e, aos 34 minutos, Savarino acertou o travessão em um chute de fora da área.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Botafogo teve mais chances claras. Aos 39, Igor Jesus bateu cruzado, tirando tinta da trave. Dois minutos depois, Almada arriscou da entrada da área, mas mandou para fora. Aos 43 minutos, Luiz Henrique teve uma oportunidade de ouro, mas, cara a cara com Rafael, chutou por cima do gol.

 Mudanças no São Paulo

Com o São Paulo sofrendo para controlar o jogo, o técnico Luis Zubeldía fez a primeira substituição antes dos 15 minutos do segundo tempo. Rafinha deu lugar a Wellington Rato, que passou a atuar como ala. Pouco depois, Zubeldía promoveu mais mudanças, colocando Luciano, Ferraresi e Michel Araújo nos lugares de Lucas, Alan Franco e William Gomes, respectivamente. Pelo lado do Botafogo, Luiz Henrique e Alex Telles foram substituídos por Tiquinho Soares e Marçal.

São Paulo melhora no 2º tempo

As mudanças surtiram efeito, e aos 28 minutos, o São Paulo teve uma ótima oportunidade. Michel Araújo recebeu com liberdade pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola desviou na zaga botafoguense e sobrou para Luiz Gustavo, que bateu de primeira, mas John fez a defesa sem dar rebote.

Três minutos depois, o São Paulo teve sua melhor chance no jogo. Michel Araújo cruzou na medida para Calleri, que completou de chapa, mas mandou por cima do travessão.

Apesar da melhora, o São Paulo adotou uma postura mais cautelosa nos minutos finais, preferindo preservar o empate sem gols fora de casa para decidir a vaga para a semifinal com o apoio de sua torcida, no Morumbi, na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Botafogo, por sua vez, tentou de todas as formas chegar ao gol da vitória, mas a defesa tricolor prevaleceu.

Próximos confrontos

O São Paulo volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Internacional, no Morumbi, às 18h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo, por sua vez, terá pela frente o clássico contra o Fluminense, no sábado, às 18h30, no Maracanã, também pela competição nacional.

O empate sem gols deixa tudo em aberto para o jogo de volta, onde o Botafogo buscará transformar seu domínio em gols para avançar às semifinais da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 0 SÃO PAULO

Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 18/09/2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Cartões amarelos: Luiz Henrique, Bastos (Botafogo); Rafinha, Arboleda (São Paulo)

BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexandre Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Savarino; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Almada e Igor Jesus (Matheus Martins). Técnico: Arthur Jorge.

SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Sabino e Alan Franco (Ferraresi); Rafinha (Wellington Rato), Luiz Gustavo, Bobadilla e Welington; Lucas (Luciano), William Gomes (Michel Araújo) e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía

Fonte: Esportes

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora