Connect with us

BRASIL

Artigo: “A visão do mundo particular é estreita”

Publicado

em

Artigo: “A visão do mundo particular é estreita”
Milene Costa

Artigo: “A visão do mundo particular é estreita”

Qual é a origem dos nossos pensamentos? De onde surgem nossas interpretações? Onde nascem nossos desejos? O que afeta nossos sentimentos? O que provoca o medo? Investigar o surgimento do que pensamos e sentimos é descobrir que existe um mundo particular dentro de nós, que foi construído pelo acolhimento das atitudes e sentimentos daqueles que estavam perto de nós, bem como do que interpretamos e concluímos como bom ou mau.

Existe um mundo particular dentro de cada pessoa. Esse mundo particular é construído pela mente com seus múltiplos pensamentos, definições, imaginações, projeções e representações. Também os sentimentos são delimitados pelo mundo particular que se construiu dentro de outro mundo particular. Com tantas particularidades, achamos que a vida é o nosso mundo particular. Nesse momento, nos equivocamos.

Por que isso? Porque não podemos definir o mundo imenso, amplo e múltiplo a partir de nossa particularidade. Uma particularidade é cercada, fechada, com fronteiras definidas e espaços demarcados. Essa é uma das bases dos nossos conflitos interiores: desejamos que o mundo esteja de acordo com o nosso mundo particular. Nos frustramos, pois a vida nos convida sempre a sair do nosso mundo particular e conhecer a imensidão dos mundos diversos e possíveis.

Não deixamos de existir no nosso mundo particular. Mas, conhecer os mundos imensos e diversos fora de nós ajuda a mudar a maneira de ver a vida, amplia nossas fronteiras e alarga nossas possibilidades. Fixar o olhar, a mente e os sentimentos apenas em nosso mundo particular é experimentar constantemente dores infindáveis. É tempo de sair dos mundos particulares e conhecer as possibilidades do imenso universo que nos aguarda.

*Milene Costa é Doutoranda em Ciências da Religião, Mestre em Filosofia e possui diversas especializações na área de Teologia, além de uma carreira de mais de vinte anos como acadêmica. É a fundadora e maior responsável pela Ser e Pertencer, espaço que auxilia pessoas e grupos no cultivo da qualidade humana para as novas sociedades.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora