Connect with us

BRASIL

Artesãos fluminenses podem participar da 15ª Rio Artes Manuais

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) abriu convocatória para artesãos fluminenses que queiram participar da 15ª Rio Artes Manuais, maior feira de artesanato da América Latina, que será realizada entre os dias 15 e 19 de março próximo. As inscrições permanecem abertas até o dia 26 deste mês e podem ser feitas no site do evento.

Serão selecionadas três obras de cada região administrativa do estado, totalizando 30 peças. Podem participar artesãos maiores de 18 anos e entidades representativas, como associações ou cooperativas. Os interessados poderão inscrever até duas peças de artesanato, no tamanho de 40 centímetros (cm) de altura, 30 cm de largura e comprimento e peso máximo de 3 quilos, para concorrer a uma das vagas.

A secretária Danielle Barros afirmou que o artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. “Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao abrir o nosso estande para a participação da população, é exatamente dividir esse espaço com os artesãos fluminenses e garantir a promoção da sua arte”, destacou.

Evento

A 15ª edição da Rio Artes Manuais ocorrerá no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, região central da cidade, e terá como tema Faço Arte, Faço Parte, escolhido por meio de votação popular via internet. O evento será direcionado para as questões de integração, acessibilidade e pertencimento, sem esquecer o aspecto do empreendedorismo e expressão cultural de lado, comentou a secretária.

Segundo Danielle Barros, o objetivo é aproximar a população da cultura artesanal de raiz, mostrando o significado e a importância da comercialização desse segmento no estado. O estande tem área total de 264 metros quadrados  e vai comportar os seguintes tipos de objetos artesanais: modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

Não será permitida a venda de peças no espaço destinado à exposição. Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser tiradas através do e-mail rioartesmanuais@cultura.rj.gov.br. Ingressos estão disponíveis no site da feira.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora