Neste sábado (8), o Noroeste será palco da terceira edição do “Arraiá Pet Solidário”, um evento que promete combinar diversão, conscientização e solidariedade para uma causa nobre: a proteção dos animais. O evento, que é gratuito e aberto ao público, destinará toda a verba arrecadada para ONGs e protetoras que resgatam animais de rua ou em situação de maus-tratos.
Com uma vasta programação, o “Arraiá Pet Solidário” contará com comidas típicas como arroz carreteiro, canjica, pamonha, pastel, cachorro-quente, caldos, maçã do amor, chocolate quente, vinhos, além de opções vegetarianas e veganas. A música ao vivo ficará por conta de DJ Nice Moanna, Quadrilha Espalha Brasa, Lampião Elétrico (especializado em forró, xote e baião), Glow Produções, além das apresentações de quadrilhas infantil e adulta, e o cantor sertanejo Daniel Silva.
Para as crianças, haverá um Espaço Kids com infláveis e brincadeiras coordenadas pelo grupo Recreio no Bloco, além da tradicional quadrilha infantil. Os adultos poderão se divertir com o touro mecânico, um espaço instagramável para fotos e selfies, e sorteios de prêmios. Os pets também terão seu momento de destaque com degustação de petiscos e comidas naturais das 16h às 18h.
Uma das grandes ações solidárias do evento será a barraca de doações, destinada a ajudar animais vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Sthefanie Cunha, idealizadora do projeto e presidente da Associação Resgate Noroeste, destacou a importância do evento: “Todas as ONGs e protetoras dependem de doações para manter o trabalho de resgate que é puramente voluntário. E, nos últimos anos, tivemos uma queda brusca de algo em torno de 50% nas contribuições. Então, a ideia da festa veio como um meio de arrecadação e também de mostrar para a população o esforço que fazemos para seguir o nosso propósito.”
Participarão do evento diversas ONGs de proteção animal, incluindo Mestre dos Gatos, Eu Amo Eu Cuido, Toca Segura, Adoção São Francisco, Ana Paula de Vasconcelos, Adoce uma Vida, Animalis, Reciclapet, Aumigos do Quadradinho, AmigoCão e Resgate Noroeste.
Serviço:
3º Arraiá Pet Solidário Data: 8 de junho de 2024 – sábado Horário: 16h às 23h Endereço: CRENW 3 – estacionamento Realização:Grupo Resgate Noroeste
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.