Connect with us

Diamantino

Arena Game atende mais de 900 crianças, adolescentes e público em geral nos 4 dias de festival

Publicado

em

A edição do Festival de Verão 2024 trouxe um espaço inovador e tecnológico com a Arena Game, voltado para as crianças, adolescentes e o público em geral. O ambiente apresentou a experiência com o metaverso e torneio de jogos online.

De acordo com o prefeito, Dr. Manoel Loureiro, o ambiente do metaverso e programação robótica já fazem parte do ambiente escolar para as crianças do 3° ao 5° ano das escolas municipais por meio do Programa Cultura Digital e foi inserido no festival de verão com o intuito em proporcionar para mais crianças e adolescentes acesso às novas tecnologias.

“Com o festival foi possível trazer um pouco do que é ensinado no Programa Cultura Digital para mais crianças e adolescentes de maneira gratuita inserir e oportunizar quem veio para o espaço ao conhecimento das novas tecnologias. É um sentimento de alegria e gratidão por meio da gestão ter proporcionado esse momento para os nossos pequenos.”

O pequeno, Wesley Gabriel, de 10 anos, avaliou positivamente a arena onde pôde conhecer os óculos de realidade virtual (VR)

“Eu sempre quis conhecer os óculos de realidade virtual e aqui eu tive a oportunidade e cheguei a jogar no torneio, mas foi um pouquinho difícil. Achei muito legal e divertido a arena.”

De acordo com a professora e engenheira de computação da Arena Game, Dayanni Elias, o ambiente chegou a atender mais de 900 pessoas entre jogadores e usuários do (VR). Para o campeonato de jogos online foram mais de 70 pessoas inscritas onde o primeiro e segundo colocado receberam um drone e um óculos de realidade virtual (VR).

O competidor, Guilherme de Queiroz, de 15 anos, conquistou o primeiro lugar, contou com foi seu desempenho e recebeu muito incentivo da sua mãe para participar do campeonato e agradeceu pela iniciativa em trazer a modalidade para o festival.

“Recebi muito incentivo da minha mãe para participar do campeonato foi ela quem me mandou o link para se inscrever. Foi a primeira vez que participei de um campeonato de jogos onlines e estou muito feliz por conseguir ganhar e levar esse prêmio para casa. Eu tenho só a agradecer à prefeitura por trazer algo inovador para Diamantino.”

Quem ficou em segundo lugar e levou para casa o drone foi o competidor, Gabriel Ariati, de 14 anos.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora