Connect with us

Cuiabá

Aquece Cuiabá: ações de assistência à população em situação de rua durante o período de frio são intensificadas; mais de 600 cobertores distribuídos

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e do Núcleo da primeira-dama, Márcia Pinheiro, realizou na gelada tarde desta sexta-feira (12) a entrega de mais de 400 cobertores da campanha “Aquece Cuiabá” em locais de concentração da população em situação de rua e também aos residentes da região do Silvanópolis, onde foram destinados 150 cobertores aos moradores em situação de vulnerabilidade social. Débora Ramos, coordenadora do Núcleo de Apoio à Primeira-Dama, Márcia Pinheiro, realizou o atendimento às famílias do Silvanópolis. Com a queda na temperatura, em dois dias, mais de 600 cobertores já foram entregues.

As equipes da Secretaria, por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial, percorreram vários locais de concentração da população em situação de rua para realizar as entregas. O primeiro local atendido foi próximo ao ‘bosque’ próximo à rodoviária, seguido pelo Porto (região do Dutrinha), imediações do Morro da Luz, entre outros pontos da cidade. Além dos cobertores, também foi realizada a entrega de alimentação, com distribuição de sopa.

Atenta ao período de queda de temperaturas, a primeira-dama determinou que uma força-tarefa fosse às ruas para garantir a distribuição do material e, assim, proporcionar mais conforto e segurança àqueles que mais precisam. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o bem-estar e a dignidade da população em situação de rua, especialmente durante os períodos mais frios do ano.

“É fundamental que nossas ações reflitam sensibilidade e respeito à população, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade. A população em situação de rua merece nossa atenção e cuidado. Cada cobertor distribuído, cada refeição servida, e cada orientação oferecida são gestos que vão além de meras ações assistenciais; são demonstrações de dignidade e empatia. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso aos recursos e aos serviços que necessitam. Continuaremos a percorrer os locais de maior concentração, não apenas para distribuir cobertores e alimentos, mas também para oferecer acolhimento e orientações. Queremos que essas pessoas saibam que não estão sozinhas, que há um esforço constante para assegurar que suas necessidades sejam atendidas”, explicou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, lembrando que todos os dias mais de 450 refeições são distribuídas à população em situação de rua, além de outras mil que são disponibilizadas ao valor simbólico de R$ 2 no Restaurante Popular.

“Essas ações ocorrem sempre que há previsão de frente fria, como agora, cuja previsão se estende até segunda-feira. Estamos percorrendo os locais de maior concentração desse público. Mesmo que eles já tenham recebido cobertores, muitos acabam descartando-os, pois, como vivem na rua, muitas vezes saem e deixam os cobertores para trás. Por isso, realizamos as entregas todas as noites frias, juntamente com a distribuição de sopa, além do almoço”, disse a coordenadora de Proteção Social, Célia Andrade.

Ela ainda reforçou que “orientamos essas pessoas a procurarem o Centro POP para solicitar vagas de acolhimento e explicamos sobre a documentação necessária e como acessar os serviços de saúde e de acolhimento”. A capital também disponibiliza 250 vagas distribuídas em três albergues.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora