A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) concluiu a Missão Logística Europa 2024 com alertas importantes para o setor agropecuário brasileiro.
A comitiva, que visitou Holanda, Bélgica, Alemanha e França, trouxe à tona as preocupações com a nova Lei Anti-Desmatamento da União Europeia, que entra em vigor em dezembro de 2024. Segundo o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, a legislação deve aumentar os custos da exportação de soja para o continente em até US$ 60 por tonelada, devido às novas exigências de rastreabilidade.
Beber destacou que, além dos desafios de adaptação à nova legislação, o setor enfrenta dificuldades práticas, como a necessidade de criar uma infraestrutura logística paralela para separar cargas rastreadas, especialmente em áreas menores que possuem apenas um ponto de recepção. Esse cenário poderá inviabilizar a operação para pequenos e médios produtores brasileiros, forçando alguns a abandonar a produção.
Durante a missão, a comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto o sistema logístico europeu, considerado referência mundial em eficiência, com o uso de hidrovias, ferrovias e rodovias interconectadas. O modelo europeu, segundo Beber, pode servir de inspiração para o Brasil, que ainda enfrenta gargalos importantes na logística de escoamento de safra.
Além das discussões sobre a lei europeia, a missão também evidenciou a preocupação com os atrasos no plantio da safra 2024/25 de soja em Mato Grosso. Beber alertou que as condições climáticas adversas, mesmo em áreas irrigadas, estão afetando o potencial produtivo e podem comprometer a janela de plantio da segunda safra de milho em 2025.
O senador Wellington Fagundes, que integrou a missão, reforçou a importância de mostrar para os europeus o compromisso do agronegócio brasileiro com a sustentabilidade e a preservação ambiental, destacando que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo.
A Missão Logística Europa 2024 trouxe à tona a necessidade de modernização e ampliação da infraestrutura logística brasileira para garantir a competitividade no cenário global, ao mesmo tempo em que reforçou o compromisso do setor agropecuário de Mato Grosso com práticas sustentáveis.
Fonte: Pensar Agro