Connect with us

Cuiabá

Após tragédia no Shopping Popular, presidente Lula garante ajuda para reconstrução da vida de 600 famílias

Publicado

em

Mediante a tragédia que transformou em cinzas os sonhos de mais de 600 famílias, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu apoio do governo federal para a reconstrução das atividades do Shopping Popular de Cuiabá, destruído pelas chamas durante a madrugada desta segunda-feira (15 de julho). Vice-líder do presidente, a pedido do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o deputado federal Emanuelzinho comunicou à Casa Civil e ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a situação que prejudicou a mais de 600 famílias (cerca de três mil pessoas direta e indiretamente) que dependem das atividades do maior centro comercial do Estado, fundado há quase 30 anos. Ao lado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o presidente garantiu o suporte necessário às famílias, por meio do presidente da Associação do Shopping Popular, Misael Galvão.

“Eu estou recebendo o ministro Carlos Fávaro que vem me contar uma tragédia que aconteceu hoje de madrugada em Cuiabá. Isso aqui é uma foto que ele me mostrou de um shopping popular construído pelos trabalhadores que tem como presidente o companheiro Misael Galvão, que é o organizador de todas as pessoas que tem loja nesse shopping. São praticamente 600 lojas. Um espaço feito pelos próprios trabalhadores. Eu sei que a cidade está coordenada, eu sei que o Estado está muito sofrido com isso e eu sei que o povo que trabalha precisa de perspectiva de vida. Nós do governo federal vamos conversar com o prefeito. Nós, do governo federal, vamos ajudar a reconstruir a possibilidade de vocês voltarem a trabalhar com cidadania, com dignidade e de forma muito respeitosa. O trabalho que vocês fizeram é extraordinário, é um modelo de exemplo para como é que os camelos devem se organizar e nós vamos contribuir com vocês”, disse o presidente Lula.

O prefeito Emanuel Pinheiro, a primeira autoridade a chegar no local consumido pelo fogo no início da manhã, em solidariedade às vítimas e ao presidente Misael Galvão, declarou que a “Prefeitura de Cuiabá não medirá esforços para auxiliar os comerciantes”. Ainda nesta segunda-feira, o gestor anunciou: o trabalho conjunto do Cuiabanco e Desenvolve MT para maior assertividade na concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura (em caráter temporário) de um centro comercial. A Secretaria de Ordem Pública irá auxiliar no processo de legalização das empresas e fornecer a documentação necessária para viabilizar as possibilidades de crédito, além de garantir a segurança do local. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria de Obras Públicas, mediante liberação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irão atuar imediatamente para liberar a área e manter a limpeza e a ordem pública.

O centro de compras popular beneficiava cerca de 600 famílias, gerando mais de três mil empregos diretos e indiretos, e terá também um protocolo de apoio psicossocial específico por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, uma proposta sugerida pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

“É necessário, tanto pelo município de Cuiabá quanto pelo governo do Estado, trabalhar em conjunto com o anúncio de medidas de linha de crédito para auxiliar na realocação desses trabalhadores em outra localidade, além da reconstrução do espaço do shopping popular e na recapitalização das famílias que perderam tudo do dia para a noite. O governo federal está preocupado e atento à situação, pois são mais de 600 famílias que perderam tudo. Há 100% de apoio do governo federal”, declarou o deputado Emanuelzinho durante a tarde de hoje.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega ampliação da USF Sucuri e homenageia pioneiro da região

Publicado

em

Por

A gestão Emanuel Pinheiro realizou a entrega de mais uma unidade de saúde na noite de segunda-feira (2), fortalecendo o atendimento na rede primária de Cuiabá. Desta vez, a iniciativa beneficiou os moradores da região do Sucuri.

“É uma gestão futurista. Aproximou o distrito e a comunidade da zona urbana, mudando a vida das pessoas para melhor. Vocês não fazem ideia do quanto isso impacta”, destacou Valter Arruda, morador da região, durante a entrega da ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Sucuri – Nelson Bondespacho Nunes (Seu Galego).

A unidade passa a funcionar em horário estendido, das 7h às 19h, garantindo mais acesso e qualidade no atendimento à população da região Oeste. “É uma honra entregar essa unidade totalmente revitalizada, com ar-condicionado em todas as salas, equipamentos modernos e um horário de atendimento que beneficia o trabalhador e toda a comunidade do Sucuri. Essa região cresce a cada dia, consolidando-se como uma importante economia dentro da nossa capital”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Com a reforma, a USF recebeu três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala de triagem, um consultório odontológico, uma sala de vacinação e uma farmácia, preparados para atender cerca de 6.300 pessoas. A modernização incluiu a instalação de iluminação em LED e a renovação completa da parte elétrica.

A USF Sucuri atenderá moradores do Núcleo Habitacional Sucuri, Sucuri, Loteamento Sucuri, Grilo, Tarumã, São João, Porto Bandeira e áreas residenciais próximas aos córregos José Broac, Pinheira e Distrito da Guia.

A unidade leva o nome de Nelson Bondespacho Nunes, conhecido como Seu Galego, um dos primeiros moradores do Distrito do Sucuri. Com um sorriso sempre acolhedor, Seu Galego era reconhecido por ajudar a quem precisasse, seja com uma refeição, uma oportunidade de emprego ou um bom conselho. Ele criou sua família, formada em sua maioria por médicos, no Sucuri, deixando um legado de honestidade e solidariedade.

“Ver essa grande unidade de saúde receber o nome do meu pai é um orgulho imenso para mim e para toda a nossa família, que está aqui hoje. Seu Galego era um homem de coração enorme, que ajudava quem podia. Ter seu nome estampado nessa fachada é um reconhecimento possível apenas graças à gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, que valoriza figuras como meu pai, simples, mas com uma humanidade extraordinária”, declarou Roberto Nunes, filho do homenageado.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wilton Coelho, e do secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Santana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora