Grêmio e Internacional venceram seus respectivos confrontos na Libertadores e na Sul-Americana , mas somente o tricolor garantiu sua classificação para a próxima fase do torneio continental. A vitória sobre o Huachipato embolou a classificação do grupo C, mas garantiu o time de Renato Portaluppi nas oitavas de final da Libertadores. Com o resultado atual, o Grêmio é segundo do grupo e não pode ser mais alcançado
A equipe, no entanto, ainda pode superar o Estudiantes – lanterna do grupo – e se classificar em primeiro. Caso vença a partida, o Grêmio enfrentará o Peñarol, do Uruguai, e o Fluminense enfrentará o segundo colocado do grupo C, o The Strongest. Caso o Grêmio empate ou perca, o adversário da equipe gaúcha será o Fluminense.
Nos demais confrontos da competição , o Palmeiras terá pela frente o Botafogo, com quem protagonizou a disputa pelo título do Brasileirão em 2023. Já o São Paulo desafia o Nacional de Montevidéu. O Flamengo pega o Bolívar e o Atlético-MG o San Lorenzo.
Já a vitória do Internacional na Sul-Americana sobre o Real Tomayapo deu fôlego ao time de Eduardo Coudet, mas a equipe colorada ainda depende de um empate ou de uma vitória no próximo jogo para avançar de fase.
Com oito pontos, o Internacional alcançou o Delfin, do Equador, e está em terceiro lugar do grupo C. Apesar de ter a mesma quantidade de pontos do rival, o time gaúcho perde no saldo de gols e deverá ganhar do próprio Delfin no próximo sábado, dia 8, para se classificar para os Playoffs do torneio.
Antes das oitavas de finais, o campeonato realiza uma repescagem onde o melhor segundo colocado da Sul-Americana enfrenta o pior terceiro colocado da Libertadores, e assim por diante. Corinthians, Fortaleza e Cruzeiro avançaram direto às oitavas, enquanto Athletico-PR, Cuiabá e Red Bull Bragantino foram vice-líderes nas chaves e ainda precisam encarar o playoff.
Veja os confrontos das oitavas de final da Libertadores:
Atlético-MG x San Lorenzo
São Paulo x Nacional-URU
Bolívar x Flamengo
Junior Barranquilla x Colo-Colo
River Plate x Talleres
1º do Grupo C (Grêmio ou The Strongest) x Peñarol
Palmeiras x Botafogo
Fluminense x 2º do Grupo C (Grêmio ou The Strongest)
Veja os confrontos das oitavas de final da Sulamericana:
Fortaleza x Vencedor do Playoff G
Sportivo Ameliano x Vencedor do Playoff D
Lanús x Vencedor do Playoff F
Racing x Vencedor do Playoff H
Belgrano x Vencedor do Playoff B
Independiente Medellín x Vencedor do Playoff C
Cruzeiro x Vencedor do Playoff E
Corinthians x Vencedor do Playoff A
Veja os confrontos dos playoffs da Sulamericana:
Playoff A: Barcelona x Red Bull Bragantino
Playoff B: Cerro Porteño x Athletico-PR
Playoff C: 3º melhor 2º da Sul-Americana x Cuiabá
Playoff D: 4º melhor 2º da Sul-Americana x 4º pior 3º da Libertadores
Playoff E: 5º melhor 2º da Sul-Americana x 5º pior 3º da Libertadores
Playoff F: 6º melhor 2º da Sul-Americana x 6º pior 3º da Libertadores
Playoff G: 7º melhor 2º da Sul-Americana x 7º pior 3º da Libertadores
Playoff H: 8º melhor 2º da Sul-Americana x 8º pior 3º da Libertadores
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.