MUNDO

Após Israel negar cessar-fogo, ONU vota hoje resolução sobre guerra

Publicado

em

Divulgação/ONU/Manuel Elias
Assembleia-Geral da ONU retoma discussões nesta sexta

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) retoma nesta sexta-feira (27) as discussões a respeito da guerra entre Israel e Hamas. Os países-membros votarão hoje uma resolução para “tomar uma posição pela paz” no conflito.

A resolução a ser votada foi proposta pela Jordânia, que representa o Grupo Árabe, e chega após fracasso do Conselho de Segurança da ONU em aprovar uma resolução própria.

Antes da votação, muitos países ainda devem expor suas considerações sobre a guerra, em continuação aos discursos de ontem.

A votação acontece um dia após debate na Assembleia-Geral . Nesta quinta-feira (26), embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse que uma resolução que peça cessar-fogo é “absurda”.

Segundo ele, votar por um cessar-fogo é o mesmo que dar “tempo para que o Hamas possa se armar” e “amarrar as mãos” de Israel. O embaixador acrescentou que a resolução “merece ir para o lixo da história”, e disse que a ONU “está quebrada e é moralmente corrupta” por permitir que o governo do Irã discurse na assembleia, mesmo após se reunir com Hamas e Hezboollah.

Do outro lado, o diplomata palestino Riyad Mansour pediu para que os países votem para “acabar com a loucura”. Em sua fala, ele criticou o líder israelense. “Ele pede apoio para libertar os reféns feitos pelo Hamas. Mas fez 2 milhões de palestinos reféns” na Faixa de Gaza, disse ele.

Em sua fala, Mansour criticou também os países que não apoiam o cessar-fogo. “Como se pode sentir dor pelos israelenses e não pelos palestinos? Qual o problema? Temos a fé errada e a cor errada?”, questionou.

Representando o Grupo Árabe, o vice-primeiro-ministro da Jordânia, Ayman Safadi, disse que “a história nos julgará”. “Diga não à guerra. Diga não ao assassinato. Denuncie crimes de guerra”, pediu ele, acrescentando que “Israel está fazendo de Gaza um inferno na Terra”.

Fonte: Internacional

Copyright © 2022 Oeste News