A Guarda Revolucionária Iraniana apreendeu neste sábado (13) o navio porta-contêineres MSC ARIES de bandeira portuguesa, ligado a Israel, perto do Estreito de Ormuz. Um helicóptero das forças especiais da Marinha da Guarda abordou o cargueiro.
Após tomar conhecimento sobre a apreensão, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou que o Teerã pratica pirataria e deveria ser punido por isso.
“O regime do aiatolá de Khamenei é um regime criminoso que apoia os crimes do Hamas e que está conduzindo uma operação pirata que viola o direito internacional”, disse Katz no X.
“Apelo à União Europeia e ao mundo livre para que declarem imediatamente o corpo da Guarda Revolucionária Iraniana como uma organização terrorista”, pediu o premiê.
Video purportedly from the IRGC boarding of the Israeli-linked MSC ARIES container ship in the Strait of Hormuz. pic.twitter.com/UXOS2EuxKU
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) April 13, 2024
Com a escalada da tensão entre Israel e Irã , os Estados Unidos também posicionaram navios de guerra para proteger a nação israelense.
Nesta semana, o jornal Wall Street Journal informou que o Irã prepara uma retaliação contra Israel. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu para que o Irã não ataque e garantiu a proteção de Israel.