Connect with us

Cuiabá

Após 67 dias internado no HMC, 2º melhor atirador esportivo do Brasil recebe alta e emociona equipe médica

Publicado

em

Vindo do interior do estado e recebido com toda dedicação e carinho pela equipe do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Juliano Rafael Wagner, de 39 anos, conhecido como o 2º melhor atirador esportivo do Brasil, venceu mais uma batalha após passar 67 dias internado na unidade. O atleta foi transferido para o hospital no dia 30 de março, após ser atingido por um tiro no rosto, pois em São José do Xingu, cidade onde ele mora, não havia hospitais de alta complexidade que o caso exigia.

O paciente recebeu alta médica na quinta-feira (6), e sua despedida emocionou toda a equipe de saúde que esteve envolvida no processo da recuperação de Juliano que chegou na unidade entubado e ficou 24 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HMC.

Débora Chaves, gerente da equipe de enfermagem setor e Internação adulto (IA), relata que a equipe testemunhou um verdadeiro milagre, no qual cada um fez o seu máximo para reabilitar o paciente ao convívio familiar e social em tempo hábil e com segurança.

“O paciente Juliano veio da UTI 3 para as enfermarias no dia 24 de abril de 2024. Chegou com traqueostomia, usando sonda para se alimentar, restrito ao leito. Logo iniciamos um processo de reabilitação, acredito que a pior fase foi o momento em que houve o diagnóstico da necessidade da cirurgia de desbridamento da língua (estava necrosada), no qual mesmo com a realização dos curativos pela equipe de enfermagem e saúde bucal, se evidenciou necessário. Foi quando acionamos o setor de psicologia trabalhando para que ele aceitasse passar pelo procedimento necessário, onde a Dr Eloísa da especialidade Cirurgia Cabeça e pescoço, em discussão do caso sinalizou que foi removida em torno de 70% da língua. Foi um belíssimo trabalho de reabilitação promovida pela equipe multidisciplinar”, frisou a coordenadora.

Ao deixar a unidade, o atleta fez questão de elogiar os servidores do hospital, que tanto contribuíram para que ele emergisse vitorioso dessa dura batalha pela vida. “Recebi um atendimento excepcional, por profissionais incrivelmente dedicados. Quero expressar meus sinceros agradecimentos a toda a equipe que me recebeu tão bem e me ajudou a vencer a cada dia”, disse Juliano, demonstrando gratidão a todos os envolvidos em sua recuperação.

O caso de Juliano é mais um os inúmeros pacientes que o HMC recebe, vindos do interior. A maioria dos municípios que compõe o interior de Mato Grosso, não possuem hospitais com complexidade capaz de tratar esse tipo de caso, cabendo a gestão municipal servir de apoio à essa deficiência dos demais municípios.

Juliano, é morador da zona rural do município de Santa Cruz do Xingu. Após ser atingido por um tiro no rosto enquanto participava de uma caçada a búfalos. Gravemente ferido, ele foi socorrido por amigos e levado para o Pronto-Socorro de sua cidade. Devido à gravidade do caso e à falta de estrutura local, foi transferido para o município de Confresa, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória. Após ser reanimado, foi encaminhado para uma unidade de saúde mais complexa, onde passou por uma cervicotomia, mas ainda assim teve que ser transferido para a UTI do HMC, em Cuiabá, em 30 de março, pois a unidade seria a única que realizava os procedimentos cirúrgicos, quais ele necessitava.

No HMC, Juliano passou por quatro cirurgias, incluindo drenagem de abcesso bucomaxilofacial, glossectomia parcial (cirurgia de cabeça e pescoço), gastrostomia (cirurgia geral) e broncoscopia com decanulação (cirurgia torácica). Durante o processo de reabilitação, ele foi submetido a diversos exames e procedimentos, incluindo fisioterapia e fonoaudiologia.

O HMC é referência em ortopedia e traumatologia para pacientes do SUS e too o estado. A unidade hospitalar realiza diversos atendimentos, como diagnóstico de doenças ortopédicas e cirurgias de alta complexidade. O atendimento é composto por médicos titulares em todas as suas subespecialidades, além de médicos residentes e das áreas multidisciplinares.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro edita decreto e determina secretário de Governo para coordenar equipe de transição da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou o Decreto Municipal nº 10.596, nesta quinta-feira, 7 de novembro, na edição suplementar da Gazeta Municipal instituindo a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá (CTM/CBA) para a gestão que iniciará no dia 1º de janeiro de 2025.

A coordenação geral será realizada pelo secretário de Governo, Júnior Leite. A equipe será composta ainda pelo procurador-geral, Benedicto Miguel Calix Filho, pelo contador-geral do Município, Éder Galiciani; pelo controlador-geral do Município, Hélio Santos; pela secretária municipal de Educação, Edilene Souza Machado; pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Silveira Samaniego; pela secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes; pela secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Aparecida de Oliveira Barbosa.

“Tão importante quanto a realização de uma eleição justa e transparente é o processo que se segue à definição dos resultados: a transição de governo. A formação de uma equipe de transição é um passo indispensável para assegurar uma mudança de administração que seja harmoniosa, eficiente e que respeite a continuidade das políticas públicas essenciais para a população”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com Art. 1º do Decreto, a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá – CTM/CBA, com o objetivo de, junto aos órgãos e entidades correspondentes da Administração Pública Municipal, colher, guardar, analisar e apresentar os documentos elencados no artigo 5º da Resolução nº 19/2016 – TP do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT ao candidato eleito ao mandato de Prefeito do Município de Cuiabá.

Conforme parágrafo único, também poderá solicitar outros documentos que lhe convier para se concretizar uma justa, democrática e transparente transição de mandato.

A equipe de transição será responsável por esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário para que a equipe da próxima administração tenha pleno acesso às informações do Município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora