Connect with us

Lucas do Rio Verde

Aplicativo do Botão do Pânico de Lucas do Rio Verde é destaque em evento de geotecnologia

Publicado

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, apresentou a eficiência do aplicativo Botão do Pânico às mulheres que possuem medidas protetivas do município no evento GovSummit 2023, em Brasília (DF), nesta semana.

O evento é o principal encontro de geotecnologias em governos municipais e estaduais e explorou as tendências e soluções de geotecnologias voltadas para esses mercados, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia de Location Intelligence, utilizada por governos em todo o mundo.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde foi representada pelo supervisor adjunto de geotecnologia, Rubens Oliveira, que palestrou apresentando soluções aplicadas no município em geotecnologia que aprimoraram a segurança pública e o “Botão do Pânico”. Estiveram presentes também Adao Santos, assessor adjunto e Samira Soares, assistente adjunta.

“O objetivo é cuidar do bem-estar das mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo também um botão patrulha rural que fornece um sistema de pânico para os agricultores e um sistema do bombeiro de ocorrência para identificar focos de incêndio na região em tempo real”, reiterou o supervisor Rubens Oliveira.

A cidade demonstrou como a utilização dessa tecnologia pode resultar em serviços públicos de melhor qualidade, transparência na gestão e melhoria significativa na qualidade de vida da população.

“O GovSummit 2023 se destaca como uma oportunidade ímpar para os municípios compartilharem experiências e avançarem no uso das geotecnologias para enfrentar os desafios do futuro. A palestra de Lucas do Rio Verde foi o ponto alto do evento, levou novas perspectivas e soluções inovadoras. Os participantes nos procuraram após a palestra para entender melhor o uso do aplicativo. A Prefeitura se destacou nesse âmbito”, analisou Rubens.

Botão do Pânico
A proposta de um aplicativo municipal surgiu após visita da procuradora municipal, Derlise Marchiori, da secretária-adjunta de Administração, Aline Hartmann, e da equipe da Secretaria de Segurança Pública ao município de Paulínia, interior de São Paulo, em 2021 .

A tecnologia foi disponibilizada pelo município paulista e aprimorada pela equipe de geotecnologia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e apta à utilização desde abril de 2022, lançada pelas secretarias de Segurança Pública, de Assistência Social e Habitação e Procuradoria Municipal.

Govsummit 2023
Com o tema “Transformação digital e inovação tecnológica: Construindo cidades e governos inteligentes e sustentáveis”, o GovSummit 2023 tem como objetivo enfrentar os desafios atuais da agenda governamental, que incluem desenvolvimento urbano sustentável, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e social e políticas focadas na segurança e bem-estar dos cidadãos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança programação dos 21 dias de Ativismo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, lançou, nesta quinta-feira (21) a campanha “21 Dias de Ativismo”. Realizada mundialmente com foco no fim da violência contra a mulher, a ação começou no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, e terminará no dia 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Esses 21 dias para nós é muito simbólico, pois trata com um olhar mais aprofundado sobre essa temática. Além das ações que vão acontecer em várias unidades de saúde, educação, na assistência social propriamente, nós queremos destacar sobre o Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que é um documento que foi construído no intuito de trazer cada vez mais clareza dentro da rede de atendimento, que é aquela que pontualmente tem o primeiro encontro com a mulher que foi vítima de violência. Nós já iniciamos as principais capacitações com os profissionais que trabalham com esse documento, que é um material técnico, bem ilustrativo, que traz o fluxograma de todos os encaminhamentos que precisam ser dados, então isso solidifica ainda mais as ações que a gente desenvolve em relação ao atendimento à mulher, que é uma grande preocupação do município”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti.

O Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência pode ser acessado através do link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/files/226/166755111420241031162030.pdf

A programação contará com diversas ações gratuitas e abertas ao público como apitaço, intervenções artísticas, oficinas, rodas de conversas e palestras, como a que acontecerá no dia 25 de novembro, no auditório da Prefeitura, sobre “A evolução histórica dos direitos das mulheres e os fatores que moldaram a luta pela igualdade”.

“Nós já avançamos muito ao longo dos anos, mas ainda temos o que conquistar. Digo isso não só para desenvolver políticas públicas voltadas à mulher, mas também a conscientização, a sensibilização da nossa sociedade. Infelizmente, ainda são os homens os grandes responsáveis por todos os tipos de violência contra a mulher e a gente precisa tratar isso de uma forma diferente. Então a gente convida toda a sociedade luverdense para participar da palestra que será ministrada pela delegada Janira Laranjeira, que vem realmente para mostrar à comunidade como que é essa evolução e o que realmente a gente precisa fazer pra tentar diminuir esses índices”, contou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Karime Souto

As ações no município luverdense contam com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e forças de segurança.

Sobre a campanha

A iniciativa foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Confira a programação completa no anexo abaixo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora