Connect with us

MUNDO

Ao menos 80 pessoas são presas após ‘cerco’ contra judeus em aeroporto

Publicado

em

Manifestantes tentaram barrar entrada de israelenses em aeroporto do Daguestão
Reprodução

Manifestantes tentaram barrar entrada de israelenses em aeroporto do Daguestão

Ao menos 80 pessoas foram detidas após o ‘cerco’ contra judeus e israelenses que chegavam de um voo vindo de Israel no aeroporto de Makhachkala, capital da república russa do Daguestão, de maioria muçulmana, no último domingo (29).

Um relatório sobre o ocorrido, segundo o site de notícias russo Kommersant , foi entregue ao SKR, o equivalente do FBI na Rússia, para investigação.

Conforme o documento, cerca de 150 suspeitos de participarem dos atos foram identificados e as buscas continuam.

Na ocasião, em uma tentativa de acalmar a multidão, a polícia pareceu, em certo ponto, concordar que os líderes do protesto embarcarcassem no avião para verificar se havia algum judeu a bordo, de acordo com o relatório.

O plano, no entanto, teria sido frustrado quando os manifestantes começaram a gritar “Allahu akbar” (‘Alá é Grande’, na tradução do árabe) e a insultar os policiais.

Nove agentes ficaram feridos e dois deles foram internados, segundo o Kommersant .

Ontem, a Rússia acusou a Ucrânia de desempenhar um “papel fundamental” no motim.

“O regime criminoso de Kiev desempenhou um papel direto e fundamental na execução do mais recente ato destrutivo”, disse a porta-voz de Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, em comunicado.

No dia anterior, no entanto, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou o ocorrido de “antissemitismo russo e ódio sistêmico contra outras nações”.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora