Connect with us

MUNDO

Ao menos 43 morrem em confrontos em Bangladesh

Publicado

em

Pelo menos 43 pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas em confrontos em Bangladesh neste domingo (4), quando a polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar dezenas de milhares de manifestantes que pediam a renúncia da primeira-ministra, Sheikh Hasina.

O governo declarou um toque de recolher por tempo indeterminado em todo o país a partir das 18h locais deste domingo, a primeira vez que tomou essa medida durante os protestos atuais que começaram no mês passado. O governo também anunciou um feriado geral de 3 dias a partir desta segunda-feira (5).

A agitação, que fez com que o governo fechasse os serviços de internet, é o maior teste para Hasina desde janeiro, quando protestos mortais eclodiram depois que ela conquistou seu quarto mandato consecutivo em eleições boicotadas pelo Partido Nacionalista de Bangladesh, principal partido de oposição.

Os críticos de Hasina, juntamente com grupos de direitos humanos, acusaram seu governo de usar força excessiva para reprimir o movimento, uma acusação que ela e seus ministros negam.

Os manifestantes bloquearam as principais rodovias neste domingo, quando os estudantes lançaram um programa de não cooperação para pressionar pela renúncia do governo, e a violência se espalhou por todo o país.

“Aqueles que estão protestando nas ruas neste momento não são estudantes, mas terroristas que querem desestabilizar a nação”, disse Hasina após uma reunião do painel de segurança nacional, da qual participaram os chefes do Exército, da Marinha, da Força Aérea, da polícia e de outras agências.

“Faço um apelo aos nossos compatriotas para que reprimam esses terroristas com mão de ferro”, disse Hasina.

Delegacias de polícia e escritórios do partido governista foram alvos da violência que abalou o país de 170 milhões de habitantes.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora