BRASIL

Antissemitismo e racismo são discutidos em escolas públicas de SP

Publicado

em

Redes sociais
Projeto aconteceu em escolas públicas de SP, com alunos do 1º ao 3º ano

Mais de dois mil estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio, com idades variando de 15 à 17 anos, participaram do projeto piloto do circuito educacional “Antissemitismo: passado, presente e futuro”, com o objetivo de lhes dar ferramentas para o combate ao preconceito, à esteriotipização, ao antissemitismo e ao antissionismo. O circuito é fruto de uma parceria da StandWithUs Brasil, organização educacional dedicada a ensinar pessoas de todas as idades sobre Israel e a combater o extremismo e o antissemitismo, com o Programa Sala de Leitura da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , ao longo do segundo semestre de 2023. O circuito teve suas atividades planejadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilitando a total sinergia e integração com as demais disciplinas.

Hoje, terça-feira, 12 de dezembro, das 13h às 17h, no Teatro Fernando de Azevedo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Praça da República, n°53, será a cerimônia de encerramento, onde serão homenageados todos os professores gerenciadores das salas de leitura, as equipes pedagógicas (supervisor, PEC e Analista sociocultural) que atuaram no projeto e os 39 estudantes que foram destaque do programa. A ação atingiu todos os resultados esperados, no sentido de aprimorar as capacidades psicossociais dos alunos, para que estes se tornem cidadãos mais conscientes sobre a importância da inclusão social e sobre os perigos de discursos de ódio que atentem contra a diversidade, afirma Márcia Andréia Reis, gestora do Programa Sala de Leitura da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. “Promoveremos a extensão do projeto para todas as escolas públicas do Estado de São Paulo”, ela afirma.

“Este projeto não apenas enriqueceu o entendimento dos alunos sobre o Holocausto, mas também promoveu uma atmosfera de tolerância, compreensão e empatia. Além disso, reforçou a necessidade urgente de falar sobre o antissemitismo e o Holocausto, destacando a importância de aprender com o passado para evitar a repetição de tragédias causadas pelo ódio. Que a paz prevaleça em nossos corações e na sociedade”, disse a professora Cristiane Lacerda, da Escola Estadual Eurípedes Simões de Paula.

Segundo Cléo Assunção, coordenadora de relações institucionais da StandWithUs Brasil, a partir da análise do exemplo histórico dos judeus, os alunos compreenderam o quão perigosa é a sutileza de discursos e práticas preconceituosas na sociedade, também direcionadas a muitos outros grupos. “Apesar do desafio de implementarmos o projeto em um cronograma justo e adaptá-lo para as diferentes realidades escolares, a política pública se mostrou bem sucedida não só pelos seus resultados, mas também pela sua sinergia com o currículo escolar e com o crescente antissemitismo que vivemos no contexto atual”, ela afirma.

“Quando aprendemos sobre a Segunda Guerra Mundial, o holocausto e o antissemitismo, o tema é tratado sem a devida importância, por não ser abordado da maneira correta. Isso ocorre pois o assunto é considerado delicado demais para ser estudado mais a fundo. ‘Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.’ Essa frase de George Santayana nos mostra a importância desse tema ser discutido nas escolas, para que o ódio e o preconceito não se repitam na atualidade ou num futuro próximo,” afirma Gabriel Ferreira, aluno da Escola Estadual Eurípedes Simões de Paula.

O primeiro circuito trabalhou com dois eixos temáticos, um com enfoque no antissemitismo, e o segundo priorizou compreender como ocorre a disseminação do discurso de ódio no passado, presente e futuro. A abordagem teve como prioridade fomentar no estudante uma análise crítica sobre a sociedade, desenvolvendo competências para que ele se habilite a identificar narrativas preconceituosas presentes em diversas situações em sua vida social.

Cerimônia de Encerramento do Projeto Piloto do Circuito Educacional “Antissemitismo: passado, presente e futuro
Data: 12/12/2023;
Horário: 13h às 17h;
Local: Teatro Fernando de Azevedo (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Praça da República, n° 53).

Fonte: Nacional

Copyright © 2022 Oeste News