Connect with us

Cuiabá

Aniversário de Cuiabá: Concerto da Sinfônica da UFMT e Flávio Venturini reúne mais de 12 mil pessoas no Parque das Águas

Publicado

em

Uma apresentação apaixonante e de riqueza cultural. Assim pode ser descrita a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com participação especial de Flávio Venturini, cantor, tecladista, pianista e compositor brasileiro. O evento, realizado no domingo (23), integra a programação do aniversário de 304 anos da capital promovido pela Prefeitura de Cuiabá, e teve como palco o belíssimo Parque das Águas. A estimativa é de que mais de 12 mil pessoas assistiram à apresentação.

Com os sucessos Criaturas da Noite, Todo Azul do Mar, Mais Uma Vez, Linda Juventude e Espanhola, a beleza da apresentação fez a plateia aplaudir em pé a apresentação.

“O resultado não poderia ser diferente. A população cuiabana atendeu ao convite da Prefeitura de Cuiabá para prestigiar esse fabuloso espetáculo musical. Não há o que falar da Orquestra da UFMT e do extraordinário Flávio Venturi. É essa a premissa da gestão Emanuel Pinheiro, proporcionar esses momentos de lazer e incentivo à cultura de forma gratuita a população que não tem acesso a esses eventos e realizado em parques e praças públicas da capital. Até o mês de junho, a população será agraciada com outros eventos e entregas. Agradecemos a participação da comunidade que mais uma vez atendeu ao nosso chamado”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

O aposentado Joselito Albues Junior, 86 anos, cuiabano de ‘tchapa e cruz’, ao saber do evento comemorativo ao aniversário da capital, não pensou duas vezes em aproveitar. Ele conta que se organizou para chegar cedo e aproveitar em bom lugar para assistir à apresentação.

“Tive a honra de fazer uma pequena viagem ao tempo. Época bem vividas na minha juventude na cidade do Rio de Janeiro. Sou fã do Flávio Venturini desde a época da banda 14 Bis. Foi maravilhoso. Os envolvidos estão de parabéns. Foi muito bom”, garantiu Joselito.

Convidado especial da noite, Flávio Venturini, contou que o evento foi especialmente preparado para presentear a população. Segundo ele, essa é a quinta vez que trabalha com a orquestra em um concerto na capital.

“Uma das músicas apresentadas foi intitulada como ‘Interior’, que retrata Chapada dos Guimarães, um dos lugares mais exuberantes que conheci. Há cada vinda a nossa querida e, estimada Cuiabá, é um presente. Cuiabá é uma cidade acolhedora, com suas belezas naturais que encanta quem por aqui passa. Estou muito feliz com essa maciça participação do público”, destacou Flávio, que teve canções gravadas e regravadas por outros nomes, como Milton Nascimento, Beto Guedes, Renato Russo, Emilio Santiago, Alcione, Roupa Nova, Tito Madi, André Mehmari, Paulinho Pedra Azul, MPB-4. Já no exterior, suas canções ganharam versões de Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker.

“É isso que nos motiva continuar fazendo música para a população. Música é vida. Espetáculos como esse enaltecem a cultura e popularizam o erudito. Foi emocionante, ver as pessoas entrando na sintonia e cantando com a gente. É fascinante”, comentou o maestro da Sinfônica, Fabrício Carvalho.

“Parabéns, parabéns e parabéns. Esse foi mais um evento que integra toda uma programação especial para comemorar os 304 Anos de Cuiabá. A gestão Emanuel Pinheiro pensa nas pessoas, uma administração humanizada, que cuida das pessoas, e se preocupa com a valorização. Queremos transformar Cuiabá em uma cidade cada vez mais pujante. Queremos proporcionar aos cuiabanos a alegria de viver e ter o prazer de morar em Cuiabá”, destacou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

O secretário reforçou de que além do evento cultural, a programação contempla o social. “Os alimentos arrecadados, um quilo por pessoa que compareceu para assistir ao espetáculo, serão doados às instituições sociais por meio do projeto Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc MT)”, finalizou o secretário.

O espetáculo, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer em conjunto com a UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), contou também com o apoio do Sesc Mato Grosso, Shopping Três Américas , Fundação Uniselva e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora