Connect with us

Cuiabá

Ampliação da pista na República do Líbano é a ‘cereja do bolo’ para melhorar mobilidade urbana no Centro Político, avalia prefeito de Cuiabá 

Publicado

em

Com um investimento de cerca de R$1,7 milhões, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, avaliou que a ampliação da pista na Avenida República do Líbano é a ‘cereja do bolo’ para melhorar a mobilidade urbana na região do Centro Político da capital. A obra integra o projeto do Complexo Lino Rossi, criado com objetivo de resolver problemas crônicos evidenciados no fluxo de trânsito do Bom Clima. Ao todo, foram investidos ao menos R$10 milhões em todo o complexo viário.

Entre as intervenções realizadas pela Prefeitura naquela região, estão a construção de duas vias alternativas principais. Sendo, a primeira a Avenida Jornalista Luís Carlos da Silva Acosta, no bairro Monte Líbano, que interliga a Rodoviária de Cuiabá até o Distrito da Guia e Chapada dos Guimarães e, a segunda, a Avenida Vereador Ênio Luiz Caldart, que liga a República do Líbano com o Parque das Águas.

“Essas obras foram de extrema importância para aquela região, foram através delas que nós descongestionamos, humanizamos e trouxemos melhorias de mobilidade urbana para aquele trecho. Essa obra de readequação viária na rotatória do Bom Clima será a cereja do bolo para solucionar os problemas que a população tanto sentiam naquela região”, disse o prefeito.

Na ocasião, Emanuel ainda pediu paciência aos condutores que trafegam pelo trecho, já que devido ao cronograma de obras, o local passou a apresentar lentidão no fluxo de trânsito, mais precisamente durante os horários de pico.

“É preciso ter paciência, os agentes de trânsito atuam diariamente naquela área. Já dá para sentir uma melhora significativa naquele trecho e eu garanto que irá melhorar ainda mais nos próximos dias. É óbvio que vamos passar por transtornos enquanto a obra não estiver finalizada, mas é preciso ter um pouco de calma, porque isso vai melhorar em breve e essas são melhorias para uma vida inteira”, destacou Emanuel.

Dividida em duas etapas, a expectativa é de que as intervenções realizadas por meio da Secretaria de Obras, sejam totalmente finalizadas entre o final de julho e o início de agosto.

Controle de trânsito

Devido ao fluxo de obras, equipes da Semob atuam na região todos os dias, a partir das 7h da manhã. No local, é realizada a canalização, a demarcação da via com cones e rondas pelo local. A ação tem como objetivo conter o fluxo de trânsito na região, que aumentou excessivamente em virtude da obra do BRT, que acontece na Av. Historiador Rubens de Mendonça.

Isso porque todos os bairros que tinham a popular Av. do CPA como rota principal passaram a optar pela República do Líbano como via alternativa principal, preferencialmente os moradores dos bairros localizados na região, tais como Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Novo Paraíso e demais adjacentes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora