Os alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB), João Pedro Macieiski Nicolak e Bianca Laebel Machado, ganharam uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJr), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O incentivo foi destinado aos alunos da rede pública de ensino que se destacaram em projetos apresentados durante o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina “Robótica 2023”.
Orientados pela professora de Robótica, Janaína Alves, a conquista foi obtida após a participação, em outubro do ano passado, no maior evento de robótica da América Latina, em que reuniu alunos pesquisadores de vários municípios do país, na Mostra Nacional de Robótica (MNR), em Salvador (BA).
Diante de uma banca de avaliadores, os sorrisenses apresentaram o projeto “Programando com o software Scratch – Meu primeiro livro”, escrito totalmente de forma tecnológica por meio de programação. A obra aprovada rendeu a premiação de uma bolsa de incentivo para cada um dos estudantes, onde eles terão que desenvolver uma pesquisa científica durante o ano de 2024.
“Estamos muito felizes pela conquista dos nossos alunos que se esforçaram e mostraram o quanto nossa educação tem evoluído em Sorriso. Fizemos uma força tarefa para essa grande conquista e o resultado não podia ser outro. Parabéns aos nossos alunos!”, disse a professora Janaína Alves.
Janaína, destaca que outra participação neste resultado foi a da coordenadora Eliane Gaieski e da diretora Marizane Brunetto, que acompanharam os alunos durante a preparação e aperfeiçoamento de leitura, na produção de textos, nas pesquisas da internet e nas aulas de programação.
“Acreditamos que a educação transforma realidades, e a iniciação científica abre caminhos para estas conquistas. Este é um projeto de cunho interdisciplinar que contou com a participação de vários profissionais do nosso âmbito escolar”, destacou Eliane Gaieski.
A premiação torna o Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso a primeira instituição pública municipal de Mato Grosso a conquistar este título.
“Iniciamos o projeto piloto de Robótica na Escola São Domingos em 2021 e de lá para cá ampliamos o programa para mais seis unidades escolares. Grandes avanços já podem ser observados na aprendizagem dos nossos alunos, tanto na leitura como na escrita. Nos orgulhamos muito pelo reconhecimento e conquistas alcançados, fruto de investimento do Município em tecnologias nas unidades escolares e da dedicação e estudo por parte dos alunos e professores das unidades escolares”, pontua a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é um evento que visa estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica, voltado aos alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de Graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área.