Connect with us

Cuiabá

Alunos participam de aventura de ‘busca ao tesouro’ na entrega do livro didático do Programa de Alfabetização Cuiabano

Publicado

em

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Francisca Figueiredo de Arruda Martins, no bairro Jardim Eldorado, participaram de uma atividade diferente na última sexta-feira (10), uma busca ao tesouro. A iniciativa organizada pela equipe gestora da unidade, marcou a entrega do livro didático do Programa de Alfabetização Cuiabano – ProAC.

Implantado efetivamente na rede pública municipal de ensino a partir de 2018, o Programa de Alfabetização Cuiabano tem como foco o Letramento e a Alfabetização na 2ª e 3ª Infância, como uma estratégia para garantir e assegurar a qualidade do ensino.  O programa inclui a formação continuada dos profissionais, e um kit com material estruturado para os estudantes, com livros para a criança, a família e, o kit do professor.

Para a entrega dos livros aos estudantes dessa etapa de ensino a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria Técnica de Ensino e sua Coordenadoria de Organização Curricular/Educação Infantil orientou as unidades a desenvolverem ações que marcassem esse momento.

O diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio Alves Braga acompanhou a entrega do material didático, em uma das unidades da rede.  Segundo o diretor, cada unidade gerencia a distribuição do material aos seus estudantes. “O importante é que essa entrega seja significativa. Para os professores e coordenadores pedagógicos, é acompanhada de um momento formativo, onde os profissionais discutem a importância do Programa para a efetivação de uma proposta que garanta um aprendizado significativo para as crianças. E para os estudantes, a entrega deve ocorrer de forma lúdica, considerando as particularidades do processo de alfabetização”, explicou o diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio. 

Desde o início do mês coordenadores pedagógicos e professores participam da formação do ProAC. Na formação, que integra o calendário de formações continuados, os profissionais recebem orientações sobre o material didático e discutem o Programa na perspectiva de diálogo com outros projetos que são desenvolvidos nessa etapa de ensino, inseridos no Currículo da Escola Cuiabana, no Projeto Político Pedagógico da Unidade e na Rotina Universalizada, a fim de estimular o protagonismo e a autoria infantil.

A atividade

Na EMEB Prof.ª Francisca Figueiredo de Arruda Martins, conhecida como CAIC Eldorado, unidade que atende os estudantes em tempo integral, 200 crianças participaram da atividade de entrega do material estruturado dos Programas de Alfabetização Cuiabana para estudantes do 1º, 2º e 3º Ano e de Melhoria da Proficiência (PROMP), para estudantes do 4º Ano. Tudo pronto, as crianças e os profissionais, vestidos de piratas, iniciaram a caçada ao tesouro.

Daiane Campos Silva, diretora da escola, falou sobre a iniciativa. “Esse momento precisa ser mágico, para que as crianças vejam o livro como uma oportunidade importante e única de aprendizagem; para que eles entendam que encontraram realmente um tesouro”, disse Daiane Silva.

Para achar o baú, pistas foram escondidas nos locais mais utilizados pelos estudantes. Essas pistas levaram até o mapa do tesouro que levou ao baú onde estavam os livros didáticos.

“A escola tem que ser atratativa. As crianças, precisam de fantasia e brincadeiras, na nossa escola isso é fundamental porque elas passam os dois períodos conosco. Projetos que implementamos como o das ‘sextas-feiras divertidas’ tem resultado em melhorias no processo de ensino e aprendizagem e na presença mais efetiva dos estudantes”, ressaltou Diane Silva.

A estudante Yasmin Severo Matos de Freitas disse ter se divertido muito e, junto com os colegas, fez uma promessa. “Achei muito legal, encontramos o tesouro. São muitos livros e vamos estudar o ano inteiro”, garantiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Portal Matrícula Web estará disponível a partir das 8h de terça-feira para receber solicitações de matrículas para o ano letivo de 2025

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá está disponibilizando, para o ano letivo de 2025, um total de 4.674 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, em unidades de creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e no Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé, todos da rede pública municipal de educação.

O período de solicitação de matrícula começa nesta terça-feira, 5, e vai até o dia 8/11, exclusivamente pelo Portal Matrícula Web. Conforme o calendário, nos dias 5 e 6/11, as matrículas estarão abertas para unidades das Regionais Norte e Leste, e nos dias 7 e 8/11, para unidades das Regionais Sul e Oeste, de acordo com as vagas disponíveis.

Os pais ou responsáveis devem estar atentos ao calendário e, ao realizar a solicitação, deverão obrigatoriamente informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança.

Matrícula Web

Criada no primeiro mandato da gestão de Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web é uma ferramenta intuitiva, transparente e cada vez mais segura.

Para esclarecer dúvidas, os pais ou responsáveis podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645-6560, (65) 3645-6571 e (65) 3645-6500, durante o horário de expediente.

Durante o período de solicitação de matrícula, haverá um ponto de apoio no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC).

Classificação

Após a solicitação de matrícula e inserção das informações no portal, a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) fará a análise dos cadastros para confirmar as solicitações que serão atendidas de imediato, conforme os critérios estabelecidos pelo Decreto Nº 9.711 de junho de 2023, que define as diretrizes para matrículas em unidades que atendem crianças em idade de creche.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explicou que a prioridade do poder público municipal é atender as crianças com deficiência, seguidas das beneficiárias do Programa Bolsa Família e das de baixa renda familiar, nessa ordem. O critério de desempate é a proximidade da residência da família em relação à unidade educacional.

“As solicitações de matrícula que excederem o número de vagas disponíveis automaticamente comporão uma lista sequencial de crianças aguardando vaga para atendimento futuro”, destacou a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

A lista com a classificação final será publicada no dia 09/12/2024, no site da Prefeitura de Cuiabá.

Efetivação da Matrícula

Os pais ou responsáveis cujas solicitações de matrícula forem atendidas deverão comparecer, com documentos pessoais e da criança, à unidade em que realizaram a inscrição, entre os dias 10 e 12/12/2024, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula. A matrícula só será confirmada após a verificação da autenticidade das informações cadastradas.

O não comparecimento no prazo estipulado resultará na desistência da solicitação de matrícula.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora