Cerca de 120 estudantes visitaram, na manhã de sexta-feira (18), o Museu do Cerrado e a Central de Recebimento de Embalagens Vazias, zona rural de Lucas do Rio Verde. A atividade marca o Dia Nacional do Campo Limpo. Ao todo ao longo do dia, mais de 240 alunos foram recebidos para ações alusivas à preservação ambiental.
As palestras no Museu do Cerrado, que fica no Bairro Rio Verde, ficaram por conta dos profissionais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que falaram sobre os projetos que são desenvolvidos pela pasta, para conscientizar sobre a preservação e o cuidado da natureza. O secretário Paulo Nunes destacou que a iniciativa foi uma parceria entre Fundação Rio Verde de Pesquisa, Conselho Estadual Das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa-MT) e contou com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
“Nós tivemos só no primeiro mês de funcionamento do museu, a visita de entorno de 320 crianças. A gente dá toda a orientação e mostra a necessidade de se preservar o meio ambiente. Mostrando para eles que a alface, que a rúcula e o repolho não vêm na gôndola do supermercado, alguém tem que plantar cuidar para depois colher e destinar para as pessoas. A gente percebe que hoje produzir com sustentabilidade é extremamente necessário, o mundo exige isso, então temos que fazer a nossa parte, e com bastante determinação para que a gente realmente tenha uma educação ambiental que começa com as crianças”, aponta Paulo.
Os alunos foram orientados pelos professores sobre a atividade envolvendo palestras e visita técnica. Os resultados serão apresentados na sala de aula. “Na faixa etária deles de 10 a 11 anos, os alunos estão formando uma consciência mais madura. Então acho muito importante esse momento para eles já levarem para vida deles um conhecimento sobre o meio ambiente, sobre preservação”, acrescentou a professora Adiles Mara Martins, da Escola Vinícius de Morais.
Rangel Portela, que é gestor ambiental da Fundação Rio Verde de Pesquisa e Cearpa, apresentou o funcionamento da Central de Recebimento de Embalagens Vazias e destacou alguns números que demonstram a consciência do produtor rural de Lucas do Rio Verde, em devolver as embalagens vazias, após a utilização dos defensivos. “Desde que iniciou o sistema, o Brasil é campeão nacional pela devolução de embalagens vazias. Nós devolvemos em torno de 1.400 toneladas por ano. São de 4 a 5 caminhões por dia que o produtor vem trazendo aqui para nossa Central. Então esse trabalho está evoluindo cada vez mais”, disse.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT