Participantes do programa SER Família Criança tiveram a oportunidade de se apresentar e fazer um passeio guiado pela Associação Nelore nesta terça-feira (16.07), na 56ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), em Cuiabá. As atividades integraram a programação do estande do estande de divulgação do SER Família, programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
As crianças, que são atendidas na unidade do município de Poconé (104 km de Cuiabá), tiveram a oportunidade de fazer apresentações de balé e capoeira, que são duas das oficinas oferecidas pelo Programa.
A secretária de Assistência Social e Cidadania da Setasc, Grasi Paes Bugalho, ressaltou a força do Programa SER Família, e reiterou a importância da vertente de atendimento às crianças na formação e oportunidades para os alunos atendidos pelo programa.
“Esse projeto é uma forma de mostrar uma outra realidade para essas crianças, às vezes muito diferente da que eles vivem e a Expoagro possibilita essa oportunidade para que conheçam este campo do agronegócio, que é tão forte no nosso Estado. E aqui poderemos ter futuros engenheiros, agrônomos, zootecnistas, e isso começa também aqui, com o SER Família Criança. Então, eu agradeço ao Governo do Estado e principalmente à primeira-dama Virginia Mendes, que é a idealizadora do programa SER Família”, afirmou a secretária Grasi.
O projeto possibilita à criança, desenvolver talentos para diversas práticas, como dança, esporte e cognição. A coordenadora do SER Família Criança em Poconé, Juracy Pereira Leite, destaca a alegria e animação dela e das crianças que realizaram apresentações no evento.
Crianças da oficina de balé e capoeira na 56ª Expoagro – Wilerson Macedo/ Setasc
“Foi uma alegria e uma expectativa muito grande para os nossos alunos, que são assistidos pelo programa. Muitas delas estão tendo a oportunidade de, pela primeira vez, estar aqui em Cuiabá para realizar esta apresentação. Ficamos todos felizes e animados pelo convite, e estamos hoje aqui para trazer duas das muitas oficinas que temos lá no programa, que é o balé e a capoeira, e essa é uma oportunidade de suma importância na vida de cada criança aqui presente”, detalhou Juracy.
O projeto garante o lazer, e aprendizado da criança, por meio de práticas lúdicas e recreativas para quem é atendido por ele, como é o caso de Isabelly, de 8 anos, uma das alunas do projeto. Ela conta que o SER Família Criança a ajuda na conquista do seu sonho.
“Estou muito feliz de estar aqui, dançando balé, pois é uma coisa que eu amo fazer, era algo que eu sempre quis, e quando eu descobri que no SER Família Criança tinha essa oportunidade, eu pedi pra minha mãe me colocar, e ela me inscreveu no programa. O meu sonho é crescer e me tornar uma bailarina profissional”, concluiu.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).
A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.
Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.
O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.