Connect with us

Diamantino

Alunos do Programa Cultura Digital de Deciolândia recebem kits tecnológicos

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Educação, entregou os kits tecnológicos do Programa Cultura Digital para os estudantes do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Décio Furigo, em Deciolândia. Ao todo, foram mais de 100 kits entregues nesta quarta-feira (21.02).

Dentro das caixas, os alunos receberam livros de incentivo à robótica, ao espaço e ao mundo, quebra-cabeça, adesivos, placa eletrônica para usar na programação, mochila, entre outros objetos que ajudaram a entender e montar seu robô. Serão cinco profissionais em sala de aula trabalhando e desenvolvendo o programa.

O coordenador Técnico do Programa Cultura Digital, Ibrahin Barauna, falou do que será trabalhado em sala de aula com os estudantes, unindo a educação e a tecnologia em um único espaço.

“Durante o período letivo, teremos encontros semanais com os alunos do 3º ao 5º ano, e eles farão projetos semanais, experiências voltadas não apenas para a parte mecânica, elétrica, mas também atrelado ao ensino da geografia, matemática, português e principalmente ciências.”

O aluno Yuri Jose, do 5º ano, comentou sobre a expectativa em aprender a montar seu próprio robô. “Eu acho que vai ser muito legal aprender sobre a robótica, quero conseguir montar o meu próprio robô, eu estou muito animado para isso.”

A diretora da Escola Municipal Décio Furigo, Ana Paula Zanini, comentou da importância em oportunizar aos estudantes um ensino que une a teoria com a prática e agrega os conteúdos programáticos com a tecnologia.

“Esse é um projeto importante que está sendo proporcionado às nossas crianças, eles se interessam bastante por robótica, dá para ver o entusiasmo no dia que acontece as aulas do programa. O Cultura Digital une o pedagógico com a tecnologia.”

Programa Cultura Digital

O programa, que consiste em ensinar às crianças uma programação de robótica e como usar o metaverso no processo de aprendizado em matérias tradicionais como geografia, história e ciências, está sendo trabalhado com os alunos do 3º ao 5º ano das escolas municipais Castro Alves, Maria Euzébia Ferreira, Elza Martins de Queiroz, Décio Furigo, Castorina Sabo Mendes, Brás Maimoni, João Batista e Francisco Kroling.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora