Estudantes do curso Policial Mirim, realizado no município de Barra do Bugres, a 165 km de Cuiabá, conheceram nesta quinta-feira (28) as dependências das Promotorias de Justiça do município. Os adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, foram recepcionados pelos promotores de Justiça Aldo Kawamura Almeida e Kelly Cristina Barreto dos Santos.
Durante a visita, os estudantes esclareceram dúvidas sobre as atribuições do Ministério Público nas áreas cível e criminal. Também fizeram perguntas sobre a atuação dos promotores de Justiça na defesa do meio ambiente e na proteção das crianças e adolescentes.
“A visita teve como objetivo mostrar um pouco do Ministério Público de Mato Grosso, o seu funcionamento e qual é a função de cada promotor de Justiça nos municípios. Os alunos puderam constatar na prática que a instituição não serve apenas para punir, sendo imprescindível para a efetivação do acesso à justiça, viabilizando a defesa do povo e a fiscalização da lei”, ressaltou o instrutor e coordenador do curso, 2º sargento da PM Raimundo Capistrano de Amorim.
Segundo ele, o projeto foi criado no ano de 2014 com futebol para crianças carentes e em situação de vulnerabilidade social. Com o passar dos anos, foi implantado o curso PM Mirim, com defesa pessoal, sala de informática e música. A iniciativa atende mais de 450 crianças de cinco a 17 anos do município e nos Distritos de Assari e Currupira.
A visita também foi acompanhada pelo cabo da PM e instrutor Luiz Rodrigues da Silva.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.