Connect with us

MATO GROSSO

Alunos de escolas estaduais participam de evento que ensina ciência de forma divertida

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promove, de 03 a 05 de maio e também no dia 06 de junho, o ‘Ciência em Show’, evento que começou na manhã desta quarta-feira em Barra do Garças e seguirá por Primavera do Leste, Rondonópolis e Cuiabá, respectivamente. O objetivo é motivar professores e a comunidade estudantil para a prática científica.

O espetáculo reúne um conjunto de atividades ligadas à ciência que mostra aspectos curiosos, divertidos, inesperados e surpreendentes, capazes de capturar a atenção dos espectadores. O show ainda possui um pouco de arte, mágica e cultura apresentadas por um grupo de atores que veio a Mato Grosso especialmente para as apresentações.

O uso da plataforma digital de prática científica do Ciência em Show pela Seduc começou em 2022 e atende diretamente mais de 156 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, além de 1.407 professores que ministram suas aulas na disciplina de Ciências por meio dessa tecnologia.

O secretário-adjunto Executivo de Educação, Amauri Monge Fernandes, participou da abertura em Barra do Garças e destacou que essa foi mais uma novidade tecnológica adotada pelo Estado para a rede pública. “As sensações proporcionadas em cada aula facilitam a compreensão de conceitos relacionados à física, eletricidade, mecânica e astronomia, principalmente”, disse.

Na avaliação da diretora regional de Educação do polo Barra do Garças, Silvia Figueiredo de Souza, o sucesso do Ciência em Show pode ser sentido em sala de aula. “Nossos professores receberam formação para uso da plataforma e, por meio dela, ensinam ciências de forma prática e divertida”.

Quem comprova esse resultado é Anna Rafaella, do 7° ano da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Hora Moraes. Ela esteve entre os mais de 800 estudantes que participaram do evento em Barra do Garças. “Vivenciamos aqui uma forma divertida de aprender sobre ciência e tecnologia”, disse.

Para Emulou Maura, que cursa o 8° ano na Escola Estadual Militar BM Dom Pedro II, além de proporcionar interação entre estudantes, o Ciência em Show mostra que é possível aprender de forma divertida e prática. “Estou feliz com o resultado que obtive em sala de aula e hoje, nesse show”.

“Quando preparamos nossos estudantes para o universo da tecnologia e o quanto antes os incentivamos, melhor será conduzido o protagonismo profissional na vida de cada um deles”, finalizou Amauri, ao comemorar o sucesso do primeiro dos quatro dias de evento programados para Mato Grosso.

Ciência em Show!

O Grupo Ciência em Show existe há 20 anos. Por meio de sua plataforma digital, leva a ciência de forma prática para estudantes de escolas públicas. Além de eventos in loco, oferta materiais didáticos exclusivos e divertidos para o educador aplicar na sua aula de Ciências, proporcionando vivências e experiências práticas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora