Quando se trata da implantação do Programa Lixo Zero, alegria e aprendizado caminham lado a lado. A diversão foi garantida quando os alunos das escolas municipais tiveram a oportunidade de reconhecer os tipos de resíduos (recicláveis, orgânicos e lixo), que são gerados na escola.
Um dos objetivos do programa, que já está sendo implantado através de dinâmicas na escola, é de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental e da gestão correta dos resíduos.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
Os encontros foram realizados entre os dias 24 e 26 abril, nas unidades escolares: Caminho para o Futuro, Vinicius de Moraes, Luiz Carlos Ceconello, Cora Coralina, Marcelino Espíndola Dutra e Escola Militar Tiradentes.
“As nossas crianças são os principais agentes transformadores da nossa sociedade. São elas que levam os conhecimentos para dentro de seus lares e nos ajudam a difundir boas práticas. Na última semana, houve a participação de mais de 3000 crianças com bastante engajamento e empolgação. E é exatamente isso que precisamos, para continuar executando esse projeto”, explica secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
Os alunos também foram impactados com informações sobre a importância da reciclagem, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente e como ela contribui para a construção de um futuro mais sustentável.
Temas como a redução do consumo também esteve em pauta. Os alunos foram incentivados a refletir sobre seus hábitos de consumo e a buscar alternativas para reduzir a geração de resíduos.
Por fim, foram divulgados slides e vídeos sobre a degradação ambiental no Pantanal, levando a conscientização dos alunos sobre o bioma Pantanal. Temas como a perda de habitat, desmatamento, entre outros temas estiveram presentes nas apresentações.