Connect with us

Sorriso

Alunos da Escola Municipal Geni Terezinha recebe doação de Báu da Leitura com 150 obras

Publicado

em

A entrega aconteceu nesta segunda-feira (17) com atividades lúdicas para as crianças

O Projeto Baú da Leitura chegou nesta segunda-feira (17) em Sorriso, com uma série de atividades especiais para os alunos da Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini, do Bairro União. A programação foi realizada em quatro diferentes horários, e envolveu todos os alunos da instituição de ensino.

O projeto visa incentivar e estimular de forma lúdica, os alunos, a desenvolver a paixão pela leitura, além de mostrar a importância no desenvolvimento cognitivo e a capacidade de concentração por meio da educação e acesso à cultura.

Na oportunidade, os pequenos participaram de oficina de contação de histórias, teatro, leitura e a apresentação do tão esperado, Baú da Leitura, uma estrutura multiuso totalmente personalizada, que foi doada para a unidade escolar com um acervo contendo 150 exemplares.

O projeto Baú da Leitura é uma realização da Perfectto Projetos, com patrocínio da COFCO International e apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Acervo

O Baú entregue à unidade escolar contém 150 livros infantis e infanto-juvenis da literatura nacional e internacional de variados autores.

O acervo também inclui três títulos em braile para usuários com deficiência visual, além de fantoches, brinquedos, jogos educativos e dedoches. “Queremos difundir a democratização e a transformação social por meio do conhecimento, despertando em nossas crianças o prazer da leitura. A literatura tem o poder de aguçar o potencial cognitivo e criativo, promovendo o exercício da fantasia e da imaginação, além de ampliar os horizontes pessoais e culturais”, afirma o diretor de Relações Públicas da Perfectto Projetos, Paulo Reis.

Estrutura

O Baú de Leitura é um carrinho de 1mx1,2mx0,6m com laterais projetadas para deixar parte do acervo de livros expostos quando o mobiliário estiver sendo utilizado para as atividades. As rodas utilizadas para locomoção contam com sistema de rodízio giratório com freios para facilitar o manuseio no transporte e travar a estrutura por questão de segurança. As portas possuem maçaneta com puxador e tranca com chave. Com moldura removível para teatro de fantoches e dedoches, o Baú de Leitura também incentiva a cultura e promove a expressão artística e emocional dos participantes através da atividade teatral.

Entrega

Durante o evento de entrega do Baú, professores e demais membros da equipe escolar foram convidados a participar de oficinas de Contação de Histórias. O objetivo é capacitar os profissionais e orientá-los sobre a utilização dos materiais e recursos do Baú da Leitura, que deve funcionar como uma ferramenta pedagógica para a realização de atividades educativas.

“A contação de histórias é uma fonte inesgotável de conhecimento, valor e emoção. Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade e o senso crítico, além de despertar o gosto pela leitura e linguagem”, ressalta Paulo. O projeto também permite o empréstimo de livros para os alunos com o intuito de incentivar a leitura em família.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Relatório aponta que incêndio no DMEG foi criminoso

Publicado

em

Por

Município deve enviar relatório da situação à Sema e Promotoria Pública

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o incêndio ocorrido no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) no dia 12 de outubro apresenta características criminosas. O coordenador da Compdec, sargento BM Alberto dos Santos, frisa que compareceu no local na data e foi possível constatar que o incêndio teve início na lateral do depósito e só então se deslocou para o centro da montanha de resíduo.

“Como não havia nem sinal de fumaça e nem de fogo poucas horas antes do ocorrido e, dadas as características do local tudo leva a crer que foi um incêndio criminoso”, reforça Alberto.

Diante disso, um relatório com imagens e dados foi elaborado e também registrado um boletim de ocorrência do fato. Agora, todo o material produzido pela Defesa Civil e o relatório do trabalho realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para conter os focos de incêndio, será juntado e protocolado tanto na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quanto na Promotoria Pública detalhando os esforços de contenção.

“Estamos realizando um esforço coletivo e de maneira enfática para conter os focos; porém, desde o dia 12 outros focos foram registrados; naturalmente há uma grande combustão no local e muito nos entristece essa constatação da Defesa Civil de que foi um incêndio criminoso”, afirma o prefeito Ari Lafin. “Esse é um grave crime ambiental”, reforça.

O prefeito adiantou que as equipes da Semosp; Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec); Trânsito, Segurança e Defesa Civil (Semdec); Secretaria de Governo (Semgov); Procuradoria Jurídica; Compdec e o Corpo de Bombeiros, estiveram reunidas no início desta sexta-feira (18 de outubro) para definir os próprios passos.

“Todo o trabalho precisa ser ordenado e realizado de forma conjunta, é uma união de esforços; estamos atuando de forma intensa para que possamos efetivamente fechar o DMEG e de forma gradativa iniciar a recuperação do espaço”, acrescenta Ari.

Atendimento retomado

Mesmo com o intenso trabalho das equipes da Semosp, o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) segue com focos de incêndio. No entanto, o recebimento de resíduos será retomado no local, a partir desta sexta-feira (18 de outubro), de forma gradativa, em uma área isolada, e em horário reduzido, das 7h às 13h, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo.

A redução do horário de atendimento obedece ao decreto n.º 1.144, que estabelece a necessidade de contenção de despesas na Administração Municipal. À tarde, como a equipe estará reduzida, somente serão aceitas as entregas de resíduos de poda.

Cabe ressaltar que no DMEG só pode ser depositado o material oriundo de pequenos geradores de resíduos, como cortadores de grama, podadores de árvores e os próprios moradores ao limpar seus quintais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora