Connect with us

Diamantino

Alunos da Escola Municipal Castro Alves em Diamantino agora contam com aulas do Proerd

Publicado

em

A Polícia Militar de Diamantino, por meio da 9ª Companhia Independente do município e em parceria com a Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciaram hoje (06.10), as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na Escola Municipal Castro Alves, na área rural da Caeté.

Durante dois meses e meio 77 crianças, do 1º ao 4º ano, também aprenderão sobre noções de cidadania, técnicas para resistir a pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, segurança no trânsito, prevenção ao bullying, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneiras de lidar com o estresse, além da promoção da auto-estima, empatia, escuta, comunicação eficaz e valorização da vida.

O 1º Tenente da Polícia Militar que é instrutor do Proerd, Reginaldo Angelo, comentou sobre o preparo necessário para ministrar as atividades junto às crianças.

“Desenvolvemos um ensino-aprendizagem focado no socioemocional, onde aplicamos com as crianças competências fundamentais para a construção de uma personalidade justa e com criação de relacionamentos saudáveis. É uma honra poder trabalhar junto a comunidade e ressalto que a ação só é efetiva quando apoiada pelos pais, responsáveis e professores.”

Representando o Prefeito, Edvaldo Carnaúba que é secretário municipal de Administração, comentou sobre a importância de levar as ações do proerd para as áreas rurais do município.

“Tenho certeza que trabalhar os ensinamentos do Proerd durante o letramento e alfabetização dos nossos alunos será de grande retorno para a formação cidadã das nossas crianças. Assim como a polícia, também temos o olhar voltado para a integração de temas importantes para os alunos das áreas rurais.”

O titular da pasta de Educação, Rodrigo Rocha, falou da importância de valorizar os pilares da Polícia Militar como disciplina e boa conduta, além de agradecer a parceria com a 9ª Companhia Independente de Diamantino.

“Devemos entender que a parceria com a PM de Diamantino é para além da segurança pública, é necessário aprender com quem cuida das pessoas e trazer para dentro da escola valores e ensinamentos fundamentais como o Proerd. Estamos valorizando quem dá a vida para garantir a nossa segurança, agradeço por esse grande projeto.”

A diretora da Castro Alves, Alice Almeida, agradeceu a inserção da escola no projeto. “Nós agradecemos por todos o cuidado em colocar a Castro Alves também como um dos protagonistas do projeto. A escola abraça a causa e quem ganha são as crianças.”

Também estiveram presentes a secretária de Cultura e Turismo, Raquel Pinho; a da assessora pedagógica de Ensino Fundamental de Diamantino, Rosângela Ferreira de Souza; a assessora de projetos, Carla Rossi e a assessora pedagógica do campo, Ana Rose Borges.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora