Alunos da Escola Municipal Marcelino Espindola Dutra, no bairro Parque das Emas em Lucas do Rio Verde, realizaram uma ação de conscientização no trânsito, na manhã desta sexta-feira (24). A iniciativa partiu da direção escolar e contou com apoio da Guarda Civil Municipal. O objetivo é alertar os condutores para que redobrem a atenção nos horários de entrada e saída de alunos do colégio.
Com 460 alunos do primeiro ao sexto ano, divididos em 20 turmas, a unidade está funcionando na faculdade Unilasalle, de maneira temporária, até que a nova escola, que está em construção, seja concluída.
A entrada da instituição de ensino superior fica na avenida Universitária, local que tem um tráfego intenso de veículos. Considerando isso, a direção da escola resolveu fazer esse trabalho de conscientização com as crianças, mas, principalmente, com os condutores que trafegam pela região.
“A gente percebeu que precisava fazer esse trabalho com as crianças e divulgar para toda essa comunidade que nós estamos dentro da universidade e que aqui existe uma escola. Essa ação de conscientização é para prevenir acidentes e que a gente tenha que passar por essa situação”, destaca o gestor escolar, Edson Oliveira.
Durante a parte da manhã, os alunos chamaram a atenção dos condutores com faixas com mensagens de respeito ao trânsito. Além disso, a Guarda Civil Municipal sinalizou o local e prestou apoio à ação.
Durante o período escolar, a GCM intensifica os trabalhos em frente às escolas, especialmente nos horários de entrada e saída de alunos. Apesar disso, para um trânsito seguro, é necessário que os usuários da via (pedestres, ciclistas e condutores) também colaborem.
“O recado que a gente deixa é para que os condutores estejam sempre atentos a áreas escolares. Imprevistos podem acontecer, mas a segurança das crianças está em primeiro lugar”, comenta a oficial da GCM, Camila Machado.
A ação dos alunos aconteceu em dois períodos, sendo às 8h, pela manhã, e às 16h no período da tarde.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT