Manhã de muito aprendizado no campo, assim foi a expedição “Futuro em Campo”, promovida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), nesta quinta-feira (07).
Mais de 120 estudantes da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, tiveram a oportunidade de conhecer a rotina do produtor rural, Osmar Ribeiro de Mello, da Fazenda Militância, que mostrou um pouco do que o agronegócio proporciona na vida dele e de muitas outras pessoas.
Os alunos foram recebidos com um delicioso café da manhã, e logo após, foram desbravar a lavoura, conhecer um pouco do dia a dia na fazenda, como é feito o plantio, toda a produção agrícola, pecuária, sistema de pulverização, sistema solar, local de armazenagem e os maquinários.
“É um dia diferente, onde as crianças vêm conhecer como que funciona a fazenda. Passaram pela pecuária, agora estão fazendo as expedições, vendo a questão do agro, a plantação, o milho, a questão da sustentabilidade e do lixo. Acredito que eles levarão daqui a muitas experiências e memórias para o futuro de cada um deles”, ressaltou a coordenadora de projetos, Ivanete Ferro.
O aluno Fábio Rodrigo diz que os ensinamentos na expedição vão influenciar muito na carreira profissional que escolheu. “Achei muito interessante, aprendi sobre a pecuária, o agronegócio e a produção de alimentos, coisas que vão me ajudar a ser um bom profissional futuramente”, enfatiza.
Nascido em Santiago do Norte em 2019, O projeto educacional ‘Futuro em Campo’ foi criado em conjunto com escolas, visando colaborar com o desenvolvimento intelectual dos estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano, crianças de 7 a 11 anos) da rede pública de ensino, com foco na interdisciplinaridade escolar, ambientação com o agronegócio, seus processos e oportunidades.
“Hoje, plantamos uma sementinha nessas crianças que representam o futuro. Nossa expedição faz uma imersão na rotina do agro, mostrando exatamente o que é produzido e de que forma são produzidos os alimentos que chegam até mesa de cada um deles, aproximando-os com a essência do agronegócio”, pontua o diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol.
Dentre os objetivos, informar e conscientizar sobre os desafios durante a produção agrícola;
•Informar e conscientizar os estudantes a respeito dos desafios existentes numa propriedade rural para produção de alimentos;
•Mostrar in loco o processo de produção, armazenagem e transporte de grãos;
•Esclarecer que é possível produzir alimentos em larga escala de forma sustentável e que os produtores rurais seguem normas e leis rígidas para preservação do meio ambiente;
•Desenvolver uma perspectiva positiva em relação à produção agrícola e incentivar os estudantes profissionalmente na área;
•Propagar informações verídicas do mundo agro para a sociedade, por meio dos estudantes beneficiários do projeto.
•Divulgar a entidade, seus projetos e possíveis parceiros.
“É com muita alegria, com muita satisfação que hoje a gente recebe essas crianças em nosso recinto. É uma manhã de muita aprendizagem em que eles viram desde o plantio, a colheita até o alimento já industrializado. Torcemos para que daqui, nasça um produtor rural”, assinala o produtor rural, Osmar Ribeiro de Mello.