Connect with us

Diamantino

Alunos da escola do campo participam de oficinas de empreendedorismo rural em Diamantino

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, na área rural da Bojuí, oficinas do Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. A ação aconteceu em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) na quinta-feira (29.06).

O programa foi desenvolvido com alunos do 1º ao 5º, e ao decorrer do semestre, os estudantes foram ensinados e estimulados a empreender, como foi o caso da comercialização de mudas de plantas cultivadas pelos alunos com os familiares.

Outro projeto trabalhado dentro do programa foi o reaproveitamento de materiais para criação de brinquedos ecológicos feitos pelos estudantes. A gastronomia também estava presente com a turma do 5º ano que fizeram, juntamente com os pais, bolos, salgados para comercializarem na oficina.

A gestora do Sebrae e responsável pelo acompanhamento do Programa na escola, Viviane Pozzolo, falou sobre o objetivo e importância de empreender.

“O nosso objetivo é estimular o comportamento empreendedor dos pequenos e também dos professores que fazem todo o desenvolvimento do projeto em sala. É trabalhado a gestão financeira, estímulo à criatividade, desenvolvimento de produtos, entre outros pontos para ser um empreendedor.”

A secretária Municipal de Educação, Rose Carris, comentou sobre a oportunidade que as crianças têm ao serem colocados em contato com o empreendedorismo, assunto integrado ao conteúdo regular da escola.

“As crianças desenvolveram atividades maravilhosas ao decorrer do semestre, e com esse programa, elas puderam aprender a elaborar um produto e já comercializá-lo, dessa forma, foi despertado o senso de empreendedorismo de cada um.”

A aluna do 1º ano, Sofia Vitória Nonato, de 7 anos, contou sobre a erva aromática que plantou para poder vender na oficina. “Eu plantei com minha mãe uma plantinha de folha verde (hortelã), eu molhei, coloquei esterco e ela cresceu e hoje eu trouxe para vender.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora