Connect with us

BRASIL

Aluno que atacou escola anunciou o atentado nas redes sociais

Publicado

em

Atentado contra escola estadual foi registrado na manhã desta segunda-feira (27)
Letícia Martins / iG – 27.03.2023

Atentado contra escola estadual foi registrado na manhã desta segunda-feira (27)

Segundo investigações da Polícia Civil de São Paulo, o adolescente de 13 anos responsável pelo ataque em uma escola estadual na capital na manhã desta segunda-feira (27) , havia anunciado que cometeria o crime nas redes sociais. No ataque, uma professora de 71 anos morreu .

A perícia no celular do adolescente concluir que ao menos duas publicações com menções sobre o ataque foram feitas no perfil fechado do Twitter do jovem. Em uma delas, o adolescente escreve: “irá acontecer hoje, esperei por esse momento minha vida inteira, tomara que consigo alguma kill pelo menos, minha ansiedade começa a atacar por causa disso, enfim…me desejem boa sorte!”. A publicação aconteceu horas antes do ataque.

Em uma mais antiga, o adolescente escreveu: “vocês acham que faço amanhã e vê o que vai acontecer sem um armamento decente ou não?”. A publicação contou com quatro comentários e três curtidas.

Em determinada resposta ao post, um perfil se diz honrado em ser “amigo” e “mentor” do autor do crime.

Imagens do perfil do Twitter do adolescente responsável pelo ataque na escola estadual Thomázia Montoro
Reprodução – 27.03.2023

Imagens do perfil do Twitter do adolescente responsável pelo ataque na escola estadual Thomázia Montoro

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse durante uma coletiva de imprensa que as pessoas que tenham curtido, comentado ou simplesmente clicado no post serão investigadas, além de serem chamadas para depor.

Derrite esclareceu que já se sabe “que este garoto estava planejando fazer o atentado com uma arma de fogo e não conseguiu. Ele relatou isso informalmente aos policiais civis e militares que atenderam a ocorrência. Sobre as publicações feitas por ele no Twitter, nós só conseguimos ter acesso quando acessamos o celular dele, porque a página era restrita. Quem tinha acesso era somente ele e os usuários amigos dele. Não era algo público, então, na prática, não tínhamos como antecipar”.

O secretário ainda completou dizendo que não foram descartados as possibilidades de “que ele tenha sido ajudado ou que outros colegas de escola tenham participado do plano”. Além disso, Derride explica que pode-se “dizer que outros colegas dessa rede social tinham consciência de tudo o que viria a acontecer, até pelas curtidas e comentários na postagem dele. Isso será objeto de apuração da Polícia Civil e, sendo menor de 18 anos, os responsáveis também serão chamados para depor. Mais gente estava sabendo? os pais teriam algum conhecimento de que isso poderia acontecer? Tudo isso será investigado!”.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora