POLÍTICA
ALMT homenageia Rede de Hotéis Mato Grosso e membros do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares
Publicado
1 ano atrásem
Por
oestenewsCento e vinte e três profissionais da Rede de Hotéis Mato Grosso (RHMT) e 30 membros do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/MT) foram homenageados com Moção de Aplauso pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (24). As Moções entregues foram requeridas pelos deputados Eduardo Botelho (União) e Wilson Santos (MDB) como forma de reconhecimento pelas contribuições ao estado e à população mato-grossense no fomento ao turismo.
“Poder homenagear profissionais, empresas e entidades que representam a força que faz de Mato Grosso um estado cada vez mais forte e desenvolvido, é mais do que uma honra para este parlamento, é uma responsabilidade e uma retribuição” afirmou o presidente do legislativo Eduardo Botelho.
“A homenagem é o reconhecimento a um setor que, além de contribuir com o desenvolvimento do estado, também representa a hospitalidade do nosso povo, seja pela receptividade dos cuiabanos, como pela a nossa Culinária”, afirmou o deputado Wilson Santos.
O parlamentar destacou a importância dos empresários e entidades que trabalham para fortalecer o Turismo. “Mato Grosso é um estado de grande extensão e com baixíssima população. A densidade demográfica é uma das menores do país, mas Mato Grosso tem uma das maiores renda per capita e um PIB crescente. Ele lidera o crescimento nacional há quarenta anos e nada mais justo do que homenagear os empreendedores que contribuem para esse desenvolvimento”, afirmou.
Pioneira no estado, a Rede de Hotéis Mato Grosso, conta com seis empreendimentos em Cuiabá e região e gera mais de 300 empregos diretos. “Destes 132, são funcionários com mais de 15 anos dedicados só grupo”, como conta o presidente da rede Leopoldo Mario Nigro Filho. Ele destacou a importância de poder homenagear os profissionais que fazem história junto com a empresa. “É uma honra poder homenagear e valorizar quem representa o serviço que prestamos e que contribuem para tornar nossa empresa representativa para o desenvolvimento do turismo”, afirmou. Nigro falou da satisfação de ter uma equipe fidelizada por tanto. “Sinal de que estamos conseguindo prosperar no nosso maior investimento que são as pessoas que trabalham conosco no evento de hoje é para uma forma de retribuir essa parceria”, concluiu.
Da limpeza para a maestria no atendimento aos clientes, são trinta anos de história profissional do “Maître” Eurípedes Teixeira Matos junto a RHMT. Eurípedes conta que a oportunidade era um trabalho provisório, mas que virou uma paixão. “Eu limpava o chão, mas comecei a gostar da rotina no hotel e me interessar principalmente pelo restaurante. Lia os rótulos dos vinhos e passei a estudar e fazer cursos para conhecer mais”, recorda. É com orgulho que conta do reconhecimento da empresa que oportunizou cursos fora do estado para torná-lo mais capacitado na profissão. “A homenagem de hoje me fez lembrar de toda minha história e fico muito emocionado com esse reconhecimento. Espero que seja também uma inspiração para os mais jovens”, afirmou com emoção.
Outra homenageada é a responsável financeira da rede, Maria de Lourdes Oliveira Nigro, a dona Lurdinha. Com mais de cinquenta anos dedicados à empresa, ela conta que assumiu financeiro muito nova por volta dos 15 anos. “É uma parte muito importante e precisava de alguém para se dedicar a isso e eu resolvi assumir, junto do meu esposo. Foi um desafio que fizemos juntos”, revela. Lurdinha destacou que uma das principais características da rede é conseguir manter um ambiente acolhedor tanto para quem trabalha como também proporcionar isso aos hóspedes. “Procuramos manter o mesmo sentimento de quando começamos o primeiro hotel e acho que tem dado certo”, fala com orgulho.
Prestes a completar 18 anos de trabalho, no dia 1 de setembro, a camareira Maria Barbosa Aleixo, afirma que o trabalho ajudou a fixar raízes em Mato Grosso. Natural de Uirapuri, estado de São Paulo, ela conta que passou por Mato Grosso do Sul antes e que a oportunidade de trabalho lhe deu confiança de uma vida melhor em Mato Grosso. “Gosto do serviço que faço, achei a oportunidade e sou valorizada por isso, não tem como não me orgulhar”, afirmou emocionada.
Outra homenageada da noite foi a responsável jurídica do SHRBS/MT Cláudia Aquino de Oliveira. Muito me orgulha receber essa honraria. “São 22 anos dedicados ao sindicato e desde sempre fui uma das poucas mulheres na administração”, recorda. “Ter esse reconhecimento fortalece o convite para que mais mulheres integrem ao sindicato”, afirmou. “É fato que muitas delas participam da gestão dos negócios, principalmente na área administrativa, e que desempenham muito bem essas funções, mas o sindicato é mais espaço para que elas possam fazer a diferença. A diretoria apoia muito a participação feminina e sou prova disso”, concluiu com orgulho.
O presidente do SHRBS/MT, Luís Carlos Oliveira Nigro destacou a importância de reconhecer o esforço da entidade e dos associados para o desenvolvimento do estado. “É um segmento que emprega mais de 30 mil pessoas em empregos formais. Que gera renda e empregos em todo estado” defendeu. Nigro destacou que o segmento é um dos que mais emprega pessoas sem experiência. “São empresas que conseguem abraçar pessoas sem prática e dentro do segmento conseguem oferecer capacitação para preparar profissionais aptos para atuarem no atendimento aos turistas”, explicou.
Jaime Okamura, idealizador da Feira Internacional de Turismo (FIT) do Pantanal, foi um dos homenageados e destacou os avanços do sindicato que completa 36 anos. Uma das grandes novidades segundo ele é a participação inédita da FIT Pantanal dentro da Abav Expo Internacional de Turismo,que acontece em setembro. “Estamos levando Mato Grosso pela primeira vez no maior evento de turismo da América Latina e isso é uma parte do plano de desenvolvimento do turismo”, antecipou.
Além das Moções, a Assembleia fez a entrega de Título de Cidadão Mato Grossense, para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. Alexandre falou do orgulho em receber a honraria e da importância do estado para o turismo nacional. “Mato Grosso cresce de uma maneira que impulsiona o Brasil e nós queremos que o turismo se firme em Mato Grosso para crescer tanto quanto Mato Grosso e destacou as articulações políticas da entidade para fortalecer o setor”, afirmou.
SHRBS-MT – Teve a sua origem na Associação Profissional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Cuiabá, fundada em 13 de dezembro de 1976.
Em 31 de junho de 1987, por iniciativa dos empresários do ramo da hotelaria e gastronomia de Cuiabá, foi alterado para Sindicato com intuito de fortalecer e melhorar a representatividade da categoria.
Inicialmente a sua base territorial era apenas no município de Cuiabá, e em 05 de maio de 1998, por decisão da Assembleia Geral, foi alterada para todo o Estado de Mato Grosso, exceto o Município de Várzea Grande, passando o Sindicato a ter a denominação de Sindicato Intermunicipal Dos Hotéis, Restaurantes, Bares E Similares Do Estado De Mato Grosso (SHRBS-MT).
Personalidade homenageadas:
Título Cidadão Matogrossense
1- Alexandre Sampaio De Abreu
Receberam Moção de Aplausos
1. Antônio Carlos Tavares De Melo
2. Antônio Maércio De Jorgi
3. Beatriz Dambro´S Justo
4. Cláudia Aquino De Oliveira
5. Cleuseni Fátima Manfrin
6. Clodomir Ceolatto
7. Dulcídio Aluísio Regino
8. Éder Carlos Rocha Santos
9. Eduardo José De Magalhães
10.Eliseu Batista De Freitas
11.Francisco Chaves
12.Gérson Honório Da Silva
13.Giuliano Salina Belo
14.Guilherme Verdun
15.Jaime Okamura
16.Justiniano Luiz Pereira
17.Lenice De Almeida
18.Leopoldo Mário Nigro
19.Leopoldo Mário Nigro Filho
20.Luciano Salina Belo
21.Luis Carlos Oliveira Nigro
22.Luis Fernando Nonato
23.Luiz Verdun
24.Manoel Maia Zorzal
25.Maria De Lourdes Oliveira Nigro
26.Maria Madalena Minetto
27.Moacir Lopes Júnior
28.Patricia Lara Pinto Toledo
29.Pedro Francisco Da Cruz
30.Renata Carneiro Crochiquia
Moção In Memorian
31.Arlindo De Souza Moraes – Representado Por
32.Benedito Castro De Moraes- Representado Por
33.Julieta Bispo Da Silva – In Memoriam
Para Receber Moção E Troféu
34.Adalgisa Dias De Souza
35.Ademilson Rodrigues Ferreira
36.Adriana Aires Nigro
37.Aldair Dos Reis Costa
38.Ana Maria De Carvalho Couto Spinelli
39.Anderson Luiz Barbosa Brito
40.Anderson Santana De Matos Lima
41.André De Moraes Prado
42.Andréa Farias Da Silva
43.Andressa Carolyna Picolo
44.Anildo Miranda Da Silva
45.Antonia Aparecida Amorim Pereira
46.Antonio Avelino Da Silva
47.Antonio Francisco Silva
48.Antonio José Da Silva Filho
49.Antonio Souza Porto
50.Arlindo Marangon
51.Bartolina De Souza Nunes
52.Benedito Franscisco Da Costa
53.Benedito Pereira Pinto
54.Cleonice Moreira Da Silva
55.Cleunides Ferreira Da Silva
56.Conis Paulo Damasceno
57.Damião Dos Santos Silva
58.Daniele Oliveira Da Silva
59.Debora Dias Do Carmo
60.Debora França
61.Domingos Geovani Rodrigues Costa
62.Edemilson Duarte Melo
63.Edivany Mattos Da Silva
64.Edna Duran
65.Eliane Maria Pinho Falcão
66.Elpideo Martines
67.Elseni Alegario Da Silva
68.Erika Mieli Borges Ferreira
69.Esmeraldo Magalhães De Oliveira
70.Eunice Coelho De Oliveira Rocha
71.Euripedes Teixeira Matos
72.Evaldo Da Silva Macedo
73.Fabio Oberty Favero
74.Fabio Tavares Nogueira
75.Faiçal Feiz Fares
76.Felipe Jacinto De Souza
77.Felix Vadis Sene Da Silva
78.Francisco Alves Da Cruz
79.Francisco Belo De Jesus
80.Francisco Tavares Filho
81.Gerson Francisco De França
82.Gilson Antônio Da Silva
83.Heloisa Eneida De Freitas Silva Macedo
84.Humberto Luis Varrese
85.Inacamouras Tadeu Gomes Santos
86.Iraides Tavares Marinho Costa
87.Isabel Cristina Santos Da Silva
88.Ivanildo Braga Tabosa
89.Jairo José De Amorim Arruda
90.Joacy Proença Da Cruz
91.João Batista Passos De Freitas
92.João Braga Tabosa
93.João José Do Espirito Santo
94.Joaquim Jorge Da Costa
95.Joel Alves De Araujo
96.Joirço Alves Da Cruz
97.Jorge Benedito Vicente Da Silva
98.José Luis De Pinho Falcão
99.José Roberto De Oliveira Frota
100. José Rosa De Andrade
101. Josias Correa De Andrade
102. Josué Lopes Ferreira
103. Jovana Carolina De França
104. Jucilene Pereira Carvalho
105. Jucinete Arruda Almeida
106. Julhieta Sousa De Almeida
107. Juliete Silva Leal
108. Júlio José Sene
109. Karla Pereira Chagas Veloso
110. Leonardo Ximendes Beck
111. Luis Genêsio Da Silva
112. Manoel Braz Da Luz
113. Maria Aparecida Rodrigues Lima
114. Maria Auxiliadora Campos De Oliveira
115. Maria Barbosa Aleixo
116. Maria Damásio De Souza
117. Maria Jesuíta Da Silva
118. Maria Leonor Lima Pereira
119. Maria Vanda Lopes Sampaio
120. Mariange Fátima Falcao P. Ribeiro
121. Marlene Maria De Deus
122. Marques Coelho Dias
123. Milton Da Silva
124. Neide Rosa De Oliveira
125. Neiva Teresinha Cardoso Barbosa
126. Neuza Da Guia Campos
127. Nicolau Ferreira Da Silva
128. Nilton Luiz De Souza
129. Odenil Benedito De Oliveira
130. Odinil Oliveira
131. Patricia Assis Garcia
132. Paulo José Prado Souza
133. Renil Da Silva
134. Ricardo Rodrigues Marim
135. Rildo Dias Da Silva
136. Ronaldo Domingos Barrozo
137. Rosalve Lima Sene Da Silva
138. Rosangela Pedrosa Padilha
139. Rosimeire Aparecida De Oliveira Serra
140. Sandro Francione Rodrigues De Souza
141. Sebastiana Mauricia De Carvalho
142. Sebastião Francisco Sene Da Silva
143. Sérgio Augusto Trindade Ferreira
144. Sidvany Bernardo Da Cruz Oliveira
145. Valdeir Ferreira De Oliveira
146. Valéria Ribeiro Nigro
147. Valmir Daniel De Oliveira Neto
148. Vicente Evangelista Pereira Mendes
149. Wagner Gonçalves De Souza
150. Walter Barbosa De Oliveira
151. Zélia Vaz De Lima
152. Zenil Ramos De Campo
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA
Faissal pede instalação de CPI para investigar atuação da Energisa em MT
Publicado
3 semanas atrásem
outubro 17, 2024Por
oestenewsO deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) protocolou, nesta quarta-feira (16), um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para apurar o contrato e a atuação da Energisa, concessionária de energia elétrica no estado. O parlamentar aponta, no pedido, a necessidade de se investigar se a empresa está cumprindo o contrato firmado e também a qualidade do serviço oferecido a população.
De acordo com Faissal, a criação da CPI para investigar a atuação da Energisa é imprescindível, diante das graves deficiências constatadas na prestação do serviço, considerado essencial. O deputado explicou que a energia elétrica é um pilar para o desenvolvimento econômico e social, e é inadmissível que a distribuição por parte da concessionária continue sendo alvo de inúmeras reclamações por parte da população.
“É urgente apurar a real qualidade dos serviços prestados pela concessionária. Nos últimos anos, os consumidores têm enfrentado frequentes interrupções no fornecimento de energia, ocasionando transtornos que variam desde a interrupção da rotina das famílias até prejuízos significativos para os setores produtivos e industriais. Esse quadro evidencia uma gestão falha, incapaz de garantir um fornecimento contínuo e estável, como é exigido de um serviço de caráter essencial”, afirma Faissal, no pedido.
O deputado pontuou ainda que surgem sérias dúvidas quanto ao cumprimento das obrigações contratuais por parte da concessionária, já que são previstas responsabilidades claras, incluindo a manutenção de um padrão mínimo de qualidade e o cumprimento de metas de desempenho. A continuidade dos problemas evidencia possíveis falhas no cumprimento dessas obrigações e a criação da CPI permitirá uma análise aprofundada desses contratos, verificando se a concessionária está de fato atendendo às exigências estipuladas ou se há necessidade de intervenções e correções imediatas.
“Outro ponto fundamental é a apuração dos investimentos realizados pela concessionária ao longo de todo o período de concessão em Mato Grosso. Embora a empresa tenha anunciado investimentos, eles não parecem resultar em melhorias significativas na qualidade dos serviços prestados. É crucial verificar se os recursos destinados à modernização da rede elétrica e à ampliação da capacidade de fornecimento estão sendo aplicados de forma eficiente e transparente, especialmente considerando que o valor das tarifas deve refletir os investimentos efetivamente realizados pela concessionária”, completou.
Fonte: Política MT