O Governo venezuelano vai libertar 36 pessoas em uma troca de prisioneiros com os Estados Unidos. Segundo as informações da agência de notícia Reuters, um aliado de Nicolás Maduro, que está preso nos Estados Unidos, seria trocado pelos 36 prisioneiros na Venezuela, que incluem 12 norte-americanos.
O aliado do presidente venezuelano em questão é o empresário colombiano Alex Saab. Segundo a agência, os promotores dos Estados Unidos afirmam que o empresário teria desviado US$ 350 milhões da Venezuela, tendo passado pelos Estados Unidos. O esquema envolvia o suborno de autoridades governamentais da Venezuela.
Entre os prisioneiros libertados, 24 são venezuelanos. Alguns deles estão presos há algum tempo, afirma a Reuters, enquanto quatro deles foram presos recentemente. As prisões mais recentes são referentes a pessoas envolvidas na campanha da candidata à presidência da oposição, Maria Corina Machado. Outros estavam envolvidos na organização das primárias de outubro da oposição.
A ideia é que todos os prisioneiros sejam libertos no mesmo dia. Segundo a Associated Press, entretanto, o Governo Norte-americano já teria liberto Saab nesta quarta-feira (20).