Connect with us

MUNDO

Alerta de bomba: aeroporto franco-suíço é evacuado após sabotagem nos trens da França

Publicado

em

Aeroporto franco-suíço de Bâle-Mulhouse, em Estrasburgo
Reprodução: commons

Aeroporto franco-suíço de Bâle-Mulhouse, em Estrasburgo

O aeroporto franco-suíço de Bâle-Mulhouse, em Estrasburgo, foi evacuado por “alerta de bomba”, segundo imprensa local. O caso acontece pouco depois de ataques coordenados incendiarem linhas ferroviárias na França . Todos os pousos e decolagens foram cancelados no local.

Ainda não é possível dizer que os dois eventos estão relacionados.

Os casos acontecem horas antes da cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris. Os trens de alta velocidade da França (TGV) sofreram um “ataque massivo para paralisar a rede” nesta sexta-feira (26), segundo a companhia ferroviária SNCF.

A estimativa é que 800 mil passageiros afetados. A empresa informou que as linhas Atlântica, Norte e Leste estão interrompidas após os incêndios.

As operadoras das ferroviárias dizem que tentam resolver o problema, mas a situação pode se prolongar até o fim de semana.

Segundo o ministro de Transportes da França, Patrice Vergriete, os ataques como “maliciosos”.

“Condeno veementemente estas ações criminosas que comprometerão as saídas de férias de muitos franceses”, disse Vergriete no X.

Os ataques aconteceram no momento em que Paris, capital francesa, se prepara para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, com 7.500 atletas e uma estimativa de 300.000 espectadores.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora