O município de Rio Branco acaba de ficar sem o trabalho de uma referência no atendimento médico, que é a médica Sara Espíndola. Ela entregou o cargo pessoalmente ao prefeito local no dia 3 de janeiro, em função de episódios que evidenciam perseguição política e profissional contra seu trabalho.
As agressões contra sua profissão que, segundo a médica, a situação ficou insustentável ao ponto de a profissional pedir demissão. Seu trabalho, porém, é reconhecido pelos pacientes e pela grande maioria da população local. Em três anos atuando no município, a médica efetuou mais de 25 mil atendimentos à população, garantindo atendimento médico a quem mais precisava.
A dedicação da médica é destacada também pela Câmara de Vereadores de Rio Branco, que reconhece sua dedicação e compromisso com a saúde e a vida das pessoas. “Conheço toda a família e a própria médica Sara, com quem tive o prazer em dividir sala de aula em tempos de escola na cidade de Salto do Céu, e tenho a convicção para falar que ela e toda sua família são pessoas íntegras. É uma pena e uma perda para Rio Branco a saída de uma médica querida pela grande maioria da população,” , comenta o vereador Pabollo da Funerária.
O vereador Gabriel Lizieri disse a Câmara recebeu denúncias a respeito do atendimento limitado no PSF onde a médica trabalhava, feita uma reunião com a atual secretária de saúde onde ela confirmou que a doutora Sara agiu conforme recomendação e seguindo todos os protocolos recomendados pelo Conselho Regional de Medicina.
“Em momento algum nas denúncias ficou evidenciado que a médica tenha cometido algum crime. É uma pena e uma perda para população rio-branquense. Nós, vereadores, sabemos da dificuldade que é contratar bons médicos, principalmente nas de cidades do interior igual Rio Branco. Desejo boa sorte e todo sucesso do mundo para a doutora Sara, pois ninguém merece passar por perseguições, boicote e marcações políticas, quem tem a perder com isso é a população e isso não é bom para ninguém,”, afirma Gabriel.
O vereador Zequinha também saiu em defesa do trabalho da médica Sara Espíndola, reconhecendo seu esforço profissional e humano no atendimento da população local. “Não tenho nada a reclamar da Dra Sara. Eu e minha família sempre fomos muito bem atendidos por ela,. Perdemos uma profissional capacitada, qualificada, competente e querida por todos”, relata Zequinha.