A ala pediátrica do Hospital Regional de Sinop, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), completou um ano de funcionamento e atendeu 1.758 crianças neste período.
Conforme levantamento da direção do hospital, foram registrados 491 atendimentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 867 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 472 na enfermaria pediátrica.
Atualmente, a ala pediátrica conta com cerca de 150 colaboradores diretos e indiretos e é composta por 10 leitos de UTI, 15 leitos de UCI e 5 leitos de enfermaria. A estrutura foi inaugurada no dia 18 de agosto de 2023 e recebeu o primeiro paciente já no dia 19.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, relembrou que a inauguração dos leitos foi muito importante para a região e reforçou que o alto número de atendimentos é resultado de uma gestão que busca a eficiência do serviço prestado ao cidadão.
“Estive com o governador Mauro Mendes na inauguração desta ala pediátrica, que era muito importante para Sinop e toda a região e, desde então, a população da região do Teles Pires pôde contar com um atendimento pediátrico de excelência. Isso é fruto de um grande trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Estado de Saúde e do Hospital Regional. Trabalhamos para modernizar e dar mais eficiência à prestação dos serviços em saúde”, disse.
Já o diretor-geral do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, reforçou que os bons indicadores são frutos de uma gestão responsável e preparada. “Esses números vão ao encontro com aquilo que sempre buscamos com a implantação deste serviço, que é levar um atendimento de excelência para a população. Os dados que temos hoje evidenciam que estamos no rumo certo”, avaliou.
O médico pediatra e responsável técnico pela ala pediátrica do Hospital Regional de Sinop, Rafael Aita, também avaliou positivamente o trabalho desenvolvido. “É gratificante ver que chegamos a um ano de atendimento tendo bons índices. A unidade proporciona uma ótima estrutura para os pacientes e família, além de oferecer alojamento para as mães, que estão com seus filhos internados na UTI pediátrica”, acrescentou.
A residente de Alta Floresta, Ana Paula dos Santos Veloso, é mãe da pequena Isabelly, de 6 anos, que é atendida na ala pediátrica da unidade. Ela destacou os diferenciais do Hospital Regional de Sinop.
“Somos de Alta Floresta e é muito importante ter uma unidade que possa atender minha filha, mesmo que longe de casa. Aqui o atendimento é diferente, humanizado e rápido. Já vi no início, quando realizamos os exames poucas horas depois que a minha filha chegou. É difícil ver um hospital do SUS com uma qualidade desse nível, uma equipe que trata bem e tem um cuidado humano com os pacientes. Aqui minha filha tem uma atenção que nenhum hospital propôs a ela. O SUS precisa de mais hospitais como esse”, finalizou.