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Lucas do Rio Verde

Água de chuva não pode ser direcionada para rede de esgoto

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Com o período de chuvas, o maior problema enfrentado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, são as ligações irregulares entre a rede de drenagem pluvial (água de chuva) e a rede coletora de esgoto. Os transtornos são vários, sendo o mais grave quando a água pluvial sobrecarrega a tubulação de esgoto que não foi projetada para suportar tanto volume, causando o entupimento ou a ruptura da tubulação, com o retorno de sujeira e dejetos nas residências e ruas.

A maneira correta de direcionar a água da chuva é a instalação de ralos e calhas ou até mesmo fazer a sua captação em cisternas, para que essa água possa ser usada depois em atividades domésticas, como a lavagem de calçadas e carros, sem nenhum problema.

Além de poder provocar mau cheiro e risco de doenças infecciosas, a ligação da rede pluvial à rede de esgoto traz outra dor de cabeça ao infrator responsável por sua irregularidade, uma multa de R$ 850,00, conforme o artigo 108 do Decreto nº 1.083, de 17 de junho de 2002.

É importante que cada cidadão tenha consciência da interligação correta nas tubulações, evitando os problemas devidos às chuvas de dezembro e janeiro. Assim, o Saae alerta para que os moradores verifiquem em seus imóveis se as ligações estão corretas e façam as devidas correções para evitar problemas futuros.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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Lucas do Rio Verde

Central de Regulação de Saúde passará por reorganização das filas para melhorar atendimento

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A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir de segunda-feira (11), a Central de Regulação passará por uma reorganização interna.

Durante essa reorganização, tanto o atendimento via WhatsApp (65) 3548-2527, quanto o atendimento presencial estarão temporariamente suspensos para os cidadãos que buscarem informações especificamente sobre lista de espera de exames e procedimentos que aguardam agendamento junto a Central de Regulação, por aproximadamente 15 dias.

A medida busca melhorar o fluxo de atendimento, com suporte de um sistema que vai otimizar a gestão das filas para os atendimentos realizados no município.

Os exames e consultas continuarão sendo agendados normalmente. Aos pacientes agendados, os comunicados serão feitos de maneira prévia.

A Secretaria de Saúde agradece a compreensão e a colaboração de todos!

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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