À fim de proporcionar maior segurança para os sinopenses, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar, através do site oficial da Prefeitura [https://www.sinop.mt.gov.br/Secretarias/Agentes-de-Saude/ ], uma aba com identificação de todos os agentes de endemias que visitam as residência do município em busca de focos do mosquito da dengue para eliminar os criadouros e, consequentemente, as larvas do Aedes Aegypt.
Todos os agentes de endemias usam uniforme e crachá com Brasão da Prefeitura, contendo foto, nome e número de sua matrícula enquanto servidor público. Caso o morador, ainda assim, não se sinta seguro em abrir a porta da sua casa, poderá utilizar o serviço de identificação on-line, acessando o site www.sinop.mt.gov.br, clicar no botão PREFEITURA – SECRETARIA DE SAÚDE – AGENTES DE SAÚDE. Lá, nesta aba do site, o morador encontrará o nome de todos os agentes de endemias do município, com foto e número de matrícula.
A outra alternativa para o munícipe verificar se, aquela pessoa que está se apresentando é mesmo um agente de endemias, é telefonar para o celular (66) 99994-8559 e informar o número de matrícula que deverá estar no verso do crachá e solicitar ao Departamento se aquela matrícula refere-se àquele agente que está pedindo permissão para entrar e vistoriar a sua casa.
É importante que o morador acompanhe o trabalho do agente, para verificar o que está sendo feito. E, caso a população identifique alguma característica suspeita nos indivíduos que estão se passando por agentes de endemias, deve acionar Polícia Militar.
Ainda em 2021, dois criminosos usaram uniformes semelhantes aos agentes de endemias do município para assaltar uma residência no jardim Botânico, região central da cidade. A ação foi identificada por câmeras de segurança e, então, investigada pela Polícia Militar.
O serviço de identificação, on-line, dos agentes de endemias, foi disponibilizado para os moradores, em agosto do ano passado [2022] e, de acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, nasceu com o objetivo de evitar o caos e o transtorno sofrido, anteriormente, pelo morador vítima do golpe praticado pelos falsos agentes.
“Foi uma determinação do nosso prefeito, Roberto Dorner, que desenvolvêssemos e trabalhássemos ferramentas para auxiliar e dar comodidade à população. Ao receber essa demanda, imediatamente, busquei a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e fui prontamente atendida pelo diretor da pasta, o jornalista Ricardo Ridel”, pontua.
Além de caracterizar e identificar todos os agentes de endemias, a Prefeitura, também, tem o cuidado de anunciar, através de seus canais oficiais de comunicação, bem como a imprensa local, toda ação de mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti com antecedência, informando os bairros e os dias em que eles atuarão.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT