Connect with us

Lucas do Rio Verde

Agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional está disponível em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo modelo do RG, que reúne diversos documentos em um só, começa a partir da próxima segunda-feira (06), em Lucas do Rio Verde. Para organizar o fluxo, a Central de Identificação, responsável pelo procedimento, vai atender por agendamento, que deve ser feito no site da Prefeitura.

O sistema de agendamento pode ser acessado pelo link: https://agendamento.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agenda?id=2MJSU7YVW3QRFD6IGK4C. Finalizado o agendamento, aparecerá na tela um protocolo que deve ser guardado como comprovante.

Depois, o solicitante deve ir até a Central de Identificação, na Galeria Central de Serviços, no dia e horário agendados. O departamento está localizado na Avenida Paraná, nº 766, Centro.

Em Lucas do Rio Verde, a adesão ao sistema do CIN será feita, prioritariamente, para os documentos com data de expedição acima de 10 anos. No caso de documento ilegível, esses serão analisados diretamente no departamento.

A orientação é para que apenas as pessoas que se enquadram nos critérios acima façam a nova carteira neste momento. O antigo modelo de RG, com essa mudança, passa a ter validade até 2032, sendo aceito como documento oficial. 

Confira os documentos necessários para emissão:

OBRIGATÓRIOS (Documentos originais e legíveis)
– CPF
– Certidão de Nascimento
– Certidão de Casamento (se for o caso)
– Certidão de Casamento com Averbação (se for divorciado ou viúvo)

ESTRANGEIROS
– Certificado de Naturalização Brasileira
– Certificado de Igualdade Direitos e Deveres (para os cidadãos Portugueses)

OPCIONAIS
– PIS/PASEP/NIS
– Tipo sanguíneo e fator RG
–  Cartão Nacional de Saúde (SUS)
– Título de Eleitor
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
– Certificado Militar
– Identidade Profissional
– Declaração de Comorbidade
– Nome social (Requerimento na Coordenadoria de Identificação)

Novo modelo
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital – que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora