A programação do segundo dia do Projeto ELO continua intensa para a administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, magistrados e servidores dos Polos de Justiça de Barra do Garças e São Félix do Araguaia.
Na primeira atividade da manhã desta quarta-feira (14), a Comarca e prefeitura de Barra do Garças assinaram a adesão do termo de cooperação técnica realizado entre o Judiciário mato-grossense e o Instituto Ação Verde para estruturar ações de conscientização ambiental e arborização de escolas e grandes espaços públicos (e privados) no município.
Barra do Garças passa então a ser a primeira Comarca efetivamente do interior (além de Várzea Grande) a aderir à iniciativa que faz parte do Programa Verde Novo, da Justiça Estadual.
O compromisso contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, do gestor executivo do Programa Verde Novo, desembargador Rodrigo Roberto Curvo, do desembargador Hélio Nishiyama, do diretor da Comarca de Barra do Garças, juiz Michell Lotfi, e do prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves.
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, convidou a população do município a participar do Verde Novo. “Nós convidamos a todos que o Programa seja uma ação não só do Poder Judiciário, mas também de toda a população de Barra do Garças, para que nós tenhamos qualidade de vida e façamos uma retribuição generosa ao nosso planeta, Terra.”
“Este programa consiste em trazer educação ambiental, juntamente com ações de plantio de árvores frutíferas e nativas da região. Principalmente, começando pelas escolas e espaços públicos, mas também nas áreas privadas que tiverem interesse. Ainda temos um veículo que promove a distribuição e o plantio anunciados à sociedade”, explica a desembargadora.
Para o gestor executivo do Programa, desembargador Rodrigo Curvo, o Verde Novo é uma espécie de contribuição adicional do Judiciário de Mato Grosso, que nasceu em 2017, quando o magistrado era juiz da Vara Especializada de Meio Ambiente da Capital e coordenador do Juizado Volante Ambiental (JUVAM). “O Judiciário Estadual é um líder também na temática ambiental e esteve sempre na vanguarda de importantes assuntos como a preservação do meio ambiente”.
De acordo com o diretor da Comarca de Barra do Garças, juiz Michell Lotfi, é um dever de cada cidadão e cidadã cuidar para que o município tenha um meio ambiente saudável para todos. “Se cada um fizer sua parte, plantar sua árvore, educar seu filho para que ele ajude a cuidar do meio ambiente, será um grande avanço. Plantar uma árvore faz bem para agora e para o futuro.”
Após a assinatura do termo, a presidente do TJMT e demais autoridades fizeram o plantio simbólico de uma muda de árvore na estrutura do Fórum da Comarca do município. Também foram distribuídas durante o dia cerca de mil mudas para a população de Barra do Garças.